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Município desenvolve um plano de ação para a valorização da marca Caldas da Rainha

A metodologia integra, também, a realização de estudos de perceção, ‘focus groups’ e ‘workshops’ colaborativos com os principais ‘stakeholders’ locais, assegurando um alinhamento estratégico entre os diferentes agentes e a inclusão das perspetivas da comunidade.

O município das Caldas da Rainha está a desenvolver um estudo de posicionamento estratégico e um plano de ação para a valorização da marca Caldas da Rainha, com o objetivo de consolidar a identidade e afirmar a competitividade do território no panorama nacional e internacional, assumindo o compromisso de estabelecer os alicerces para o futuro da Marca Caldas da Rainha.
“Visando ser um elemento fundamental para o posicionamento e afirmação de todo o território, o estudo valoriza a aproximação entre os eixos rural e urbano do concelho e contempla um diagnóstico e uma análise profunda aos ativos endógenos das Caldas da Rainha, assente nas suas dimensões culturais, sociais, económicas e ambientais. Este levantamento será complementado por ferramentas de análise competitiva e ‘benchmarking’ internacional, permitindo posicionar o território num contexto global e identificar as melhores práticas aplicáveis”, refere o município numa nota de imprensa.
A metodologia integra, também, a realização de estudos de perceção, ‘focus groups’ e ‘workshops’ colaborativos com os principais ‘stakeholders’ locais, assegurando um alinhamento estratégico entre os diferentes agentes e a inclusão das perspetivas da comunidade.
A elaboração deste documento estratégico, que conta com o apoio técnico da consultora CH Group e cuja apresentação está prevista para o segundo semestre de 2025, inclui, ainda, a criação de uma proposta de valor distintiva para a Marca Caldas da Rainha, com foco na valorização de setores como a cerâmica e o termalismo, ao mesmo tempo que se exploram áreas emergentes como o turismo cultural e criativo, o turismo ativo, a componente de congressos, o património natural e a inovação rural.
“A distinção de Cidade Criativa da UNESCO é encarada como um pilar fundamental para reforçar a notoriedade internacional do território, sendo integrada numa narrativa abrangente de ‘storytelling’ que reflete a autenticidade, a criatividade e o potencial transformador das Caldas da Rainha”, refere ainda o município.
Estruturado em eixos estratégicos de intervenção, contemplando áreas como governança da marca, promoção turística, comunicação integrada, capacitação de agentes locais e atração de investimento, o plano de ação em desenvolvimento prevê ainda a definição de um sistema consolidado de indicadores de monitorização e avaliação de impacto, assegurando a sustentabilidade e eficácia da implementação ao longo do tempo.
“Este projeto se configura, assim, como uma iniciativa diferenciadora que visa não só posicionar as Caldas da Rainha como uma referência nacional e internacional, mas também estabelecer um modelo de desenvolvimento territorial capaz de catalisar um crescimento equilibrado e sustentável, beneficiando a comunidade local e projetando o território no futuro”, salientou o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, citado na nota de imprensa.

Dezembro 22, 2024 . 11:00

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