Pedro Pimpão apelou ao reforço de verbas do PRR para a área da saúde
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, apelou ontem, à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ao reforço das verbas no PRR - Plano de Recuperação e Resiliência para a construção de centros de saúde.
“Senhora ministra, faço aqui um apelo, acho que em nome dos autarcas todos, que os montantes do PRR têm de ser reforçados”, afirmou Pedro Pimpão, em Pombal, numa cerimónia de entrega de viaturas elétricas para os cuidados de saúde primários a municípios da região Centro, iniciativa presidida pela governante.
O líder do executivo pombalense considerou que as intervenções realizadas pelo município e através de protocolos, com “a evolução dos preços ao nível da construção, já ficam completamente desfasadas”, fazendo com que os orçamentos municipais fiquem “sobrecarregados”.
Pedro Pimpão alertou ainda para a necessidade de se fixar mais profissionais de saúde.
Na cerimónia, na qual foram entregues, simbolicamente, 56 viaturas, o vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, entidade em fase de extinção, explicou que este processo teve início em 2022.
Então, foi identificada a necessidade de 117 viaturas, às quais foram adicionadas 12, num total de 129 veículos elétricos, referiu Mário Ruivo.
Segundo o vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro , a candidatura ao PRR, que foi aprovada para a compra das viaturas, “devidamente adaptadas para a organização de cuidados domiciliários”, teve um financiamento de cerca de 3,8 milhões de euros. “Estas viaturas vão abranger os 57 concelhos, 63 centros de saúde, aproximadamente 1,5 milhões [de utentes] inscritos”, precisou Mário Ruivo, admitindo, contudo, que hoje possa “persistir alguma carência”, pois houve unidades funcionais constituídas posteriormente a 2022.