Instituto Jovens Músicos premiado com projeto ‘Palco d’Emoções’
O Instituto Jovens Músicos (IJM), na Caranguejeira, foi um dos vencedores dos prémios BPI – Fundação ‘la Caixa’ 2024 garantindo, assim, financiamento para a concretização do projeto Palco d'Emoções'.
Segundo explica o IJM, o projeto, que iniciará no início de 2025, é focado na gestão de emoções através das artes cénicas, pretendendo “promover a intervenção psicossocial em crianças e jovens que apresentam debilidade de regulação emocional, recorrendo à música e representação de artes cénicas” e realizar atividades como dançar, tocar instrumentos, improvisar ou cantar, para “ajudar no tratamento de doenças e melhoria de estados emocionais conturbados”.
Na cerimónia de entrega do Prémio Infância 2024, que decorreu no passado dia 12,no Espaço Ágora - BPI All In One, em Lisboa, foi destacada “a importância de apoiar respostas sociais que permitam enfrentar os desafios da transmissão da pobreza entre gerações”, refere o IJM.
No total, o Banco BPI e a Fundação ‘la Caixa’ atribuíram um valor global de 1,4 milhões de euros a 39 projetos de instituições que pretendem ajudar a quebrar o ciclo de pobreza e proporcionar oportunidades de futuro aos mais jovens, colocando a família no centro do processo de mudança.
Recorde-se que o Instituto Jovens Músicos já em 2021 viu reconhecido pelo Portugal Inovação Social, o projeto ‘Gerações em 2 pautas’, envolvendo mais de 1.100 beneficiários.