Diplomacia russa diz que EUA devem dar primeiro passo para restabelecer diálogo
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse hoje que cabe aos Estados Unidos da América (EUA) dar o “primeiro passo” para restabelecer o diálogo com a Rússia, alegando que este foi quebrado por Washington.
“Os norte-americanos romperam o diálogo, por isso têm de dar o primeiro passo”, disse o chefe da diplomacia russa numa entrevista a vários meios de comunicação social russos e estrangeiros.
Lavrov acrescentou que se os sinais provenientes da futura administração norte-americana liderada por Donald Trump sobre o restabelecimento do diálogo interrompido após o início da campanha militar russa na Ucrânia (em fevereiro de 2022) forem sérios, Moscovo agirá em conformidade.
"Vemos, naturalmente, sinais da equipa de Trump de que estão interessados em retomar o diálogo, e isso é absolutamente racional e normal", comentou Lavrov, indicando que Moscovo aguarda que a nova liderança norte-americana, que toma posse a 20 de janeiro, defina a sua política em relação à Rússia.
“Se Washington tiver em conta os nossos interesses, o diálogo não será inútil, será produtivo. Se os nossos interesses não forem tidos em conta, tudo se manterá como está”, advertiu.