Aumento dos custos de produção preocupa produtores de leite
O setor leiteiro vive tempos difíceis. Entre aumentos insuficientes no preço pago aos produtores e custos de produção mais elevados, os produtores alertam para um futuro incerto em 2025 e temem pela sustentabilidade das suas explorações.
Andreia Ferreira, é uma das vozes que alerta para a necessidade de mudanças no setor. Ao nosso jornal, a produtora de leite na Anatel - Agro Pecuária Lda, sediada em Ortigosa, no concelho de Leiria, considerou que o preço do leite que atualmente é pago ao produtor por litro é desajustado, tendo em conta os custos associados à atividade, como são exemplo o aumento do preço da eletricidade, do combustível e até da própria alimentação animal. “Aumenta o preço ao consumidor, com a desculpa do custo de produção, mas na verdade, não aumenta para nós e não somos beneficiados”, criticou, acrescentado que “quem sai beneficiado são os intermediários, não os produtores”, que no seu entender “são quem mais sofrem”.
“Nós até outubro estávamos a receber 46 cêntimos por litro e recebemos a notícia de que em novembro e dezembro íamos ganhar mais um cêntimo, ou seja, o preço base ficaria nos 47 cêntimos”, adiantou, lamentando, no entanto, que o preço do leite em Portugal “nunca” consiga chegar “ao valor dos outros países”.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: