Última Hora
Leria Pub Banner Novo
Bocelli Pub
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Rússia ameaça reagir se Donald Trump ordenar ensaio nuclear

Serguei Riabkov comentou que “a política dos EUA em vários aspetos é extremamente hostil” em relação à Rússia

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, avisou hoje os Estados Unidos que Moscovo está a ponderar medidas sobre testes nucleares no caso de Washington realizar algum ensaio quando o Presidente eleito, Donald Trump, tomar posse.

Em declarações ao jornal russo Kommersant, Riabkov comentou que “a situação internacional é extremamente complicada” e que “a política dos EUA em vários aspetos é extremamente hostil” em relação à Rússia.

As opções relativas às nossas ações para garantir a segurança e a complexidade de possíveis ações e medidas para o conseguir, e para enviar sinais políticos apropriados, independentemente do que os profissionais considerem, não contêm exceções”, assegurou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

Em 2020, o jornal norte-americano The Washington Post noticiou que Trump admitiu, durante o seu primeiro mandato (2017-2021), a possibilidade de realizar aquele que teria sido o primeiro teste nuclear realizado pelos Estados Unidos desde 1992.

Entretanto, em 2023, o Presidente russo, Vladimir Putin, retirou Moscovo do tratado que proíbe os testes nucleares, assinado pela Rússia em 1996 e ratificado em 2000, argumentando que Washington nunca ratificou esse acordo, apesar de também o ter assinado em 1996.

Trump regressa à Casa Branca em 20 de janeiro, depois de ter vencido as eleições presidenciais norte-americanas contra a candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris.

 

Dezembro 27, 2024 . 15:34

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right