Última Hora
Pub

Sismo de 3,7 na escala de Richter registado em Vendas Novas

Abalo foi registado às 13h29 e até ao momento não terá causado danos pessoais ou materiais

Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo, cujo epicentro se localizou a cerca de 12 quilómetros a norte/nordeste de Vendas Novas, foi registado às 13:29 nas estações da Rede Sísmica do Continente.

De acordo com o IPMA, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais”, tendo sido sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.

Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Mora, Redondo, Vendas Novas (Évora), Leiria (Leiria), Arruda dos Vinhos, Cascais (Lisboa) e Coruche (Santarém)”, acrescenta.

Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência e Proteção Civil disse haver relatos de pessoas que sentiram o sismo, que "não causou danos nem feridos".

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve o IPMA na sua página da Internet.

Já com uma intensidade IV, considerada moderada, "os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", segundo o IPMA.

Dezembro 27, 2024 . 14:54

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right