Licínio de Carvalho sai da ULS da Região de Leiria “de consciência tranquila com sentimento de dever cumprido”
Licínio de Carvalho cessou hoje funções como presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria e diz sair “de consciência tranquila com sentimento de dever cumprido”.
“Terminou hoje o meu mandato enquanto presidente do Conselho de Administração da ULS RL, por decisão da Sra. Ministra da Saúde. Deixo um agradecimento profundo a todos os que nos acompanharam nesta missão nobre de dirigir esta ilustre instituição”, pode ler-se na nota divulgada pela ULS.
Para Licínio de Carvalho, “servir o SNS através do cargo referido (e anteriormente nas outras mais instituições que sucessivamente foram sendo integradas e alteradas) da ULS RL, foi uma grande honra e uma enorme responsabilidade”.
“Honra que sempre procuramos enobrecer; responsabilidade que sempre assumimos independentemente dos custos (pessoas, familiares, sociais, laborais, profissionais…) inerentes. Saímos de consciência tranquila com sentimento de ‘dever cumprido’”, refere o presidente cessante, que na nota divulgada deixa ainda um “abraço humilde e amigo, de quem sempre soube o significado de ser dirigente desta tão exigente e importante instituição e de quem sempre soube o caráter e a natureza transitórios do cargo”.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, presidido por Licínio de Carvalho, foi demitido pelo Ministério da Saúde.
O novo Conselho de Administração, cujos nomes não foram divulgados, está em condições de iniciar funções já na próxima semana.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fez saber que “procedeu a mudanças em alguns conselhos de administração de ULS de acordo com novas estratégias e abordagens de gestão”.
O Conselho de Administração da ULS da Região de Leiria é composto por Licínio Carvalho, Catarina Faria (diretora clínica para a área hospitalar), Denise Cunha Velho (diretora clínica para a área de cuidados de saúde primários), Marco Neves (enfermeiro diretor) e Maria Alexandra Borges (vogal executivo da área financeira).
O médico Manuel Carvalho, que foi até há cerca de um mês coordenador da Unidade de Saúde Familiar de Santiago, nos Marrazes, concelho de Leiria, é o futuro presidente do Conselho de Administração, disse fonte ligada ao processo.
O Diário de Leiria tem tentado chegar à fala com Manuel Carvalho, mas sem sucesso.