Leiria pretende adquirir um terceiro talhão para proteger a Lagoa da Ervedeira
E daqui a duas ou três décadas, que cenário gostaria de ver ao visitar as matas? “Gostava de ter uma área estabilizada à volta da lagoa. Foi essa a âncora que encontrámos. Há aqui este espaço, que não é reabastecido naturalmente. Não há uma linha de água que vai enchendo a lagoa. O que significa também que o está aqui à volta, ou contribui para haver acumulação e retenção de água ou própria lagoa está colocada em causa”, responde o vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara de Leiria, Luís Lopes.
Foi nesse sentido que a Câmara Municipal já formalizou um novo pedido ao ICNF para adquirir o talhão 1 da Mata do Pedrógão, no concelho de Leiria, no total de 22 hectares, para que comece uma intervenção de proteção do solo e da própria Lagoa da Ervedeira.
“Gostava que esta faixa de proteção em redor deste ícone estivesse estabilizada e com uma floresta e tudo o que lhe diz respeito. Porque quando falamos numa floresta, falamos dos animais, dos polinizadores, que também já colocámos, e depois a componente dinâmica da floresta, que são as pessoas”, perspetiva Luís Lopes, que pretende criar condições para as pessoas usufruírem da floresta e da lagoa, que em dois anos, passou de praia fluvial a praia fluvial com a bandeira azul hasteada.
Mas, o executivo camarário não pretende ficar por aqui. Já existem abordagens, pelo menos, a um proprietário para adquirir um dos terrenos privados na zona envolvente da Lagoa.
Executivo quer adquirir um dos terrenos privados junto à Lagoa para “continuar o trabalho”
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: