Bolo-Rei de 97 metros delicia Pombal em tempo recorde
Pombal despediu-se das festividades natalícias e celebrou o Dia de Reis de forma ‘grandiosa’ e doce, na tarde desta segunda-feira, com uma iniciativa que já se tornou uma tradição: O ‘Bolo-Rei Gigante’, promovido pela Associação Comercial de Pombal (ACP), em parceria com o município de Pombal, no Largo da Biblioteca Municipal de Pombal.
O entusiasmo do público foi tão grande que, em apenas vinte minutos, o ‘Bolo-Rei Gigante’ desapareceu, com dezenas de visitantes a degustarem as fatias desta iguaria que, inicialmente, havia sido anunciada como tendo 80 metros e acabou com 97 metros.
Horácio Mota, presidente da ACP, explicou que esta iniciativa já conta com uma década de história, interrompida apenas durante a pandemia. Este ano, o evento superou todas as expectativas.
“Este ano, superámos os 70 metros do ano passado. Este evento é muito importante, pois envolve diretamente as pastelarias do concelho, promovendo o desenvolvimento do comércio local", destacou.
Segundo o presidente da ACP, a participação tem crescido de forma constante. “Cada vez temos sentido uma forte adesão, mais pastelarias que querem aderir, temos assistido também a uma grande adesão por parte do público, porque o que nós queremos mesmo é que haja mais pessoas na cidade de Pombal, que é um dos fatores para desenvolver o comércio local”, explicou.
Sobre o número de fatias cortadas, Horácio Mota acrescentou com entusiasmo que podem ter chegado a “um milhar ou dois”.
“Todos os bolos aqui apresentados são de grande qualidade”, adicionou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, assumiu que o simbolismo da iniciativa é “inegável”.
“Terminar as festividades com um Bolo-Rei que quase chegou aos 100 metros é uma forma especial de encerrarmos este período tão marcado pelos valores de partilha e comunidade”, declarou.
Pedro Pimpão classificou o evento como um “momento de partilha”, reforçando o impacto positivo na comunidade.
“Creio que não há melhor forma de terminarmos uma época tão assente nos valores como a época de Natal do que desta forma, um momento de partilha em que a comunidade participa, aderiu, e creio que é uma boa forma de nós terminarmos o Natal em Pombal com um momento de fortalecimento na nossa comunidade”, referiu.
O presidente fez ainda um balanço positivo das diversas iniciativas desenvolvidas ao longo do mês de dezembro.
“Nós quando preparamos estas atividades e todas estas dinâmicas, nós preparamos com o foco nas pessoas para que as pessoas possam usufruir destas dinâmicas no seu território, sem terem que sair de Pombal para poderem também usufruir de espetáculos culturais de qualidade, como tivemos várias iniciativas até de âmbito desportivo e outras e nós conseguimos realmente em Pombal ter aqui um conjunto de atividades muito interessante e com uma forte adesão por parte das pessoas, o que é realmente uma mais-valia para todos nós”, disse, agradecendo a todos os envolvidos na organização e participação das atividades.
Pastelarias do concelho em destaque
Entre as sete pastelarias aderentes, estava Lina Santos, proprietária da pastelaria Açoreana, localizada nas Meirinhas, que se destacou com o seu ‘famoso’ Bolo-Rei. “Este é o quinto ano que participamos, e o nosso bolo-rei é sempre o primeiro a acabar. Eu não sei porquê, mas as pessoas vêm logo ter connosco”, revelou.
A proprietária da pastelaria explicou que, em termos logísticos, cada pastelaria contribui com vários metros de bolo, que são depois unidos para formar o imponente Bolo-Rei que nesta edição chegou quase aos 100 metros. Este ano, a pastelaria Açoreana levou dez metros de bolo.
Já para Celeste Santos, visitante estreante no evento, a curiosidade era grande. “Eu gosto do que é doce”, afirmou, entusiasmada por provar o bolo de todas as pastelarias para decidir qual era o melhor. “Estão aqui muito boas pastelarias em Pombal”, elogiou.
PombalDoce Padaria e Pastelaria; Padaria Pastelaria Moderna de Pombal; Filinata Pastelaria; Pastelaria Açoreana; Pastelaria Ilhense, Padaria dos Vicentes e SicóPão Padaria e Pastelaria, foram as sete pastelarias envolvidas na confeção do ‘Bolo Rei Gigante’.|