Pilotos leirienses com sortes diferentes no Dakar
João Ferreira e Filipe Palmeiro tiveram hoje um dia menos positivo no Dakar Rally 2025. Ao volante do Mini JCW 3.0d da X-Raid e movido a combustível 100% renovável da Repsol Portugal, o piloto de Leiria conseguiu garantir o 9.º lugar da geral, apesar de ter sofrido dois furos e alguns problemas elétricos na sua viatura. “A etapa maratona continua amanhã e, neste momento, os pilotos e navegadores estão a trabalhar nas suas máquinas, sem o apoio das suas equipas de assistência”, lê-se numa nota informativa.
“Não foi de todo uma especial fácil para nós. Temos conseguido até aqui fugir aos problemas, mas hoje sofremos alguns problemas elétricos ao qual se juntaram dois furos que nos atrasaram um bocadinho na classificação geral. Segurámos o nono lugar da Geral, o que acaba por ser a única coisa positiva do nosso dia. Estamos a preparar o carro sem a equipa de assistência para enfrentar o segundo dia de etapa de maratona, antes do merecido descanso em Ha’il” afirmou o jovem piloto.
Segundo a mesma fonte, amanhã, os pilotos deixam Al’Ula em direção a Ha’il, local onde já vão ter à espera as suas equipas de assistência. Na sexta-feira, pilotos e máquinas cumprem o merecido dia de descanso.
Já Ricardo Porém e Nuno Sousa voltaram hoje a ter motivos para sorrir, depois de nos últimos dias de competição terem sentido problemas que os atrasaram na classificação geral. Segundo uma nota de imprensa, na primeira parte da etapa maratona do Dakar, a dupla de Leiria teve uma etapa tranquila, rolou junto do Top-10 da especial que terminou na 12.ª posição, subindo provisoriamente à 13.ª posição da Geral dos Challenger.
“Finalmente uma etapa tranquila. Não tivemos um início de Dakar como ambicionávamos, mas esta prova é assim mesmo. Hoje divertimo-nos bastante, ultrapassamos muitos pilotos no início da especial e acabámos na 12.ª posição, apesar de termos largado muito de trás. A primeira parte da etapa maratona está concluída, amanhã só queremos continuar neste registo para chegar ao dia de descanso e usufruirmos do outro lado, sempre especial, deste Dakar”, garantiu Ricardo Porém.