“A cultura também pode afirmar um destino como local para viver e fixar”
O presidente da Câmara de Leiria não tem dúvidas de que “a cultura também pode afirmar um destino como local para viver e fixar” pessoas, pelo que a estratégia municipal passa pela aposta numa agenda cultural diversificada.
“Os eventos culturais e desportivos têm assumido aquilo que é a estratégia do município de Leiria nos últimos 10 anos em estratégia de desenvolvimento”, afirmou o autarca, durante a apresentação da agenda cultural do primeiro semestre.
Para esta estratégia, o município conta com o apoio do associativismo e o trabalho em rede. “E quando falamos em construir uma identidade para Leiria, ela só é possível quando os projetos têm este espírito colaborativo, que tem sido alimentado ao longo dos anos, também com os profissionais da cultura, que têm crescido ao longo da última década com as suas atividades económicas, porque a cultura representa também para nós um setor económico cada vez mais relevante. Estamos a falar de empresas multimédia, de programação, de produção, agentes de espetáculos”, apontou Gonçalo Lopes, concluindo que existe hoje “um ecossistema cultural mais dinâmico, que acompanhou o crescimento económico e demográfico de Leiria nos últimos anos”.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: