Última Hora

Subscreva a partir de 40€/ano

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Autarca de Óbidos reforça vontade de continuar a “investir e a qualificar o concelho”

O presidente da Câmara elencou vários dos projetos que vão ser levados a cabo pela autarquia e manifestou a vontade de continuar a projetar o território.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos aproveitou a sessão solene do Dia do Município, que se assinalou no passado sábado, para recordar as potencialidades do território e, simultaneamente, manifestar a vontade de querer continuar a “investir e qualificar o concelho, sem deixar ninguém para trás”.
Citado numa nota de imprensa do município, Filipe Daniel, lembrou que não passou “muito tempo” desde que Óbidos ocupava o 75.º lugar a nível nacional, no que diz respeito ao equilíbrio financeiro do município de pequena dimensão, sendo que em 2022, “já era 12.º”. “E agora está em 3º lugar a nível nacional e lidera o ranking absoluto do distrito de Leiria em 2023”, afirmou o autarca, que reconheceu que estes resultados devem orgulhar todos, “sem exceção”.
Ao mesmo tempo, Filipe Daniel frisou que aqueles resultados “representam um acréscimo de responsabilidade para o presente e futuro, pois ter contas certas não basta”.
Segundo Filipe Daniel, o feriado municipal representa também uma “oportunidade” para projetar o futuro, afirmando o “compromisso coletivo” de continuar a construir um concelho de Óbidos “próspero, sustentável e inclusivo”.
E por isso mesmo, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos aproveitou a ocasião para fazer um balanço do último ano e anunciou a realização de algumas obras, entre as quais a substituição do relvado sintético do campo n.º 2 do Estádio Municipal. Medidas como a renovação do plano Óbidos + Saúde ou a atribuição de um prémio de 500 euros por aluno que “termine o 12º ano de escolaridade e ingresse no ensino superior independentemente da condição financeira”.
“Em breve será assinado um protocolo com a Unidade Local de Saúde do Oeste, no âmbito do Programa Telemonitorização eSaúde - Óbidos, que tem como objetivo a implementação de soluções digitais e a modernização dos cuidados de saúde no concelho, disponibilizando equipamentos com a função SOS, deteção de quedas e monitorização da atividade física. Este é um projeto piloto com capacidade de escalabilidade do ponto de vista da Inovação social e em termos de saúde”, elencou Filipe Daniel, que anunciou ainda a conclusão do projeto preliminar para a requalificação do Aqueduto da Usseira, o início dos trabalhos de desflorestação da Cidade Romana Eburobrittium e a mudança da iluminação do Castelo de Óbidos, com recurso a projetores LED.
Filipe Daniel anunciou ainda que o município aumentou “substancialmente” as verbas dos clubes, coletividades desportivas e culturais, tendo corrigido “regulamentos com décadas”, que estavam “desajustados das necessidades reais e não permitiam dar a resposta devida às forças vivas do concelho”.
“Não podíamos ficar indiferentes ao esforço abnegado dos homens e mulheres das nossas vilas, aldeias e lugares que trabalham em prol dos outros sem exigir nada. E, por isso, decidimos também constituir uma comissão que pretende apoiar as coletividades no processo de regularização dos seus equipamentos, muitos deles construídos nas décadas de 80 e 90 com sangue, suor e lágrimas dos obidenses nas nossas vilas e aldeias”, sublinhou.

Câmara avança com Edifício Multisserviços
Após a aquisição dos dois lotes onde se encontrava o ‘Novo Banco’, a Câmara de Óbidos vai avançar com o Edifício Multisserviços, “equipamento fundamental para quebrar barreiras arquitetónicas e congregar num único local inúmeros serviços”, destacou o presidente da Câmara, que cumpre o primeiro mandato, com outras intervenções em vista.
“Após a aquisição do terreno junto das ‘Curvas dos Arrifes’, Filipe Daniel revelou que será concretizado um outro projeto “importante para a requalificação e embelezamento” do concelho, inserido no projeto Mobilidade Suave, bem como a regularização do estacionamento dos arrifes e a criação de casas de banho públicas, “aproveitando e fazendo a requalificação dos antigos balneários do campo de futebol para aproveitar os fundos comunitários a 85%, no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]”.
Para o líder do executivo de Óbidos, celebrar o Feriado Municipal “é muito mais” do que relembrar a fundação e a história da autarquia. “É homenagear as raízes de uma terra que ocupa um lugar singular na identidade nacional e todos aqueles que contribuíram para afirmar este pequeno grande território a nível nacional e internacional”, afirmou o autarca, frisando que este “é também um momento” propício para reforçar “os laços que unem os habitantes do município”.
Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Jorge salientou que o futuro que espera para Óbidos “é claro”: “um crescimento que respeite a nossa identidade e património”. “Este dia não é apenas um marco da história do nosso concelho, mas também um símbolo da resiliência, da coragem e do espírito indomável do povo de Óbidos. Ao olharmos para a nossa terra temos um grande orgulho, porque o nosso concelho é um verdadeiro cartão de visita, onde cada pedra, cada esquina e cada paisagem contam a história de um passado glorioso e de um presente vibrante”, disse.
A sessão solene do Dia do Município serviu ainda para proceder à entrega de medalhas de mérito municipal, que este ano foram atribuídas ao Sport Clube do Bairro/Veteranos do Bairro, Rui Almeida e Fundação INATEL, pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade e do concelho de Óbidos ao longo dos anos.
As comemorações do Feriado Municipal de Óbidos prosseguem até ao final deste mês, com mais de uma dezena de iniciativas.

Janeiro 13, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right