Município investe na regeneração urbana do centro histórico
A Câmara Municipal de Pombal aprovou a abertura de concurso público para a execução de requalificação urbana no centro histórico da cidade, num investimento estimado em 385 mil euros.
Segundo faz saber a autarquia liderada por Pedro Pimpão, o projeto “pretende dar continuidade à regeneração urbana já realizada e pretende, essencialmente, melhorar as condições para a circulação de peões, reduzir as barreiras arquitetónicas, favorecer a mobilidade e a beneficiação de infraestruturas”.
“Os trabalhos pretendem corrigir, nomeadamente, o perfil transversal dos arruamentos de forma a disciplinar a circulação e estacionamento, o desenho dos entroncamentos com os arruamentos principais adjacentes, a reformulação das infraestruturas da rede de distribuição de energia, iluminação pública, telecomunicações, rede de águas, águas pluviais, esgotos domésticos e rede de gás”, informou a câmara.
O município aprovou que a adjudicação da referida empreitada fica condicionada à aprovação de financiamento no âmbito de candidatura a apresentar ao Programa Regional Centro 2030.
O presidente da autarquia, Pedro Pimpão, realça a importância da referida intervenção que, para além de complementar os trabalhos de regeneração urbana já realizados no centro histórico da cidade, criará “um ambiente urbano mais sustentável, inclusivo e dinâmico” na zona abrangida, para além de “proporcionar melhores condições para os moradores e visitantes”, mantendo a identidade e a memória local.
A zona de intervenção compreende a Rua dos Loureiros, a Rua de Santo António, a Travessa dos Loureiros, a Travessa do Mancha Pé e a Travessa das Olarias, na envolvente à encosta do Castelo e do Centro Paroquial de Pombal.