Gala Solidária assinala Dia Mundial do Cancro
Em 2025, assinalam-se os 25 anos do Dia Mundial do Cancro e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) realiza, neste âmbito, uma Gala Solidária, cuja bilheteira reverterá na totalidade para a instituição.
O evento terá lugar a 4 de fevereiro, no Convento São Francisco, em Coimbra, com início às 21h00.
André Sardet, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Segue-me à Capela, Coro Ao Centro (do NRC.LPCC), José de Portugal e João Farinha são os nomes que vão animar a noite. De acordo com o presidente da direção do o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, “mais do que a obtenção de verbas, sempre necessárias para a prossecução dos objetivos e missão da instituição, será um momento de convívio e boa disposição, indispensáveis para a contínua dessensibilização para a gravidade desta doença”.
À margem das atuações musicais, haverá, ainda, dois momentos, agora desvendados por Vítor Rodrigues: “Será uma cerimónia onde entregaremos as Bolsas de Intervenção Social em Oncologia (BISO) aos contemplados, bem como as distinções a entidades, particulares e coletivas (empresas), que, ao longo dos anos, têm ajudado a sociedade e apoiado os doentes oncológicos e famílias através do NRC.LPCC”, conclui. A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo com 35 milhões de novos casos de cancro previstos para 2050, um aumento de 77% face aos 20 milhões de casos estimados no ano de 2022, revela o núcleo regional. Morrem, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas devido a esta doença, o equivalente à população de Portugal.