Novo guia fotográfico dá a conhecer 242 espécies de aves de Odemira
O chapim de poupa, a alvéola branca ou o cuco canoro surgem entre as 242 espécies de aves de Odemira fotografadas num novo guia, que pretende dar a conhecer a avifauna deste concelho do distrito de Beja.
Editado por Rui Doudinho, professor do ensino básico em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, o “Guia ilustrado para a observação de aves de Odemira” apresenta 242 das espécies que se podem observar neste município.
Ao todo, são mais de 350 fotografias a cores ao longo de 112 páginas, num trabalho que dá a conhecer “as variadas espécies” da avifauna local, muitas delas “desconhecidas da população em geral”, disse hoje à agência Lusa Rui Doudinho.
“A proximidade do mar dá-nos a conhecer algumas espécies que não se observam no interior”, acrescentou o autor, que concebeu o livro para ser acessível “a toda a população, incluindo os mais jovens”.
Por isso, continuou, o guia foi “concebido para utilização no campo, na observação e identificação de espécies” da avifauna local, sendo que nalguns casos é possível, através das fotografias publicadas, “distinguir o sexo, a plumagem e a idade das aves”.
O livro apresenta igualmente “o estatuto de cada ave, desde as residentes às estivais ou invernantes e, ainda, às aves de passagem migratória, rumo a África”.
A edição do “Guia ilustrado para a observação de aves de Odemira” é “o culminar de sete anos de trabalho de campo no concelho” realizado por Rui Doudinho.
O livro teve o apoio à edição de empresas locais ligadas ao setor do turismo, assim como das juntas de freguesia de Longueira/Almograve e de Vila Nova de Milfontes.
Após a edição do guia, o autor explicou à Lusa que agora é tempo de “repensar novas oportunidades para o futuro”.
“Há sempre mais e variadas ideias, falta apenas organizá-las e colocá-las em prática”, concluiu.