Parque Tecnológico de Óbidos passa a integrar a Tecparques
O Parque Tecnológico de Óbidos (PTO) passou a fazer parte da TECPARQUES - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, reforçando a sua posição no panorama nacional e internacional como um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.
O TECPARQUES é uma organização sem fins lucrativos que representa e promove os interesses dos parques de ciência e tecnologia em Portugal, estimulando a competitividade e a cooperação entre as instituições baseadas no conhecimento. A adesão do PTO a esta rede nacional “surge como um marco significativo na estratégia de expansão e internacionalização do parque”, refere um comunicado enviado às redações.
Citado no mesmo comunicado, Miguel Silvestre, diretor executivo do PTO, destacou a importância desta integração. “A nossa entrada na TECPARQUES reflete o crescimento sustentado e a consolidação do Parque Tecnológico de Óbidos como um agente de inovação e desenvolvimento”, acrescentando que estão agora ainda mais “preparados para atrair empresas de todo o mundo e participar ativamente em redes de conhecimento e colaboração internacional”.
O diretor executivo esclareceu ainda que a colaboração com a TECPARQUES permitiu ainda “aceder a um leque mais amplo de oportunidades e parcerias”, além de reforçar a visibilidade no setor tecnológico”. O Parque Tecnológico de Óbidos nasceu como parte de uma estratégia local de desenvolvimento da economia criativa, num território tradicionalmente ligado à agricultura, serviços e turismo.
Desde a sua fundação, em 2008, o PTO tem-se afirmado como um ecossistema dinâmico, onde empresas de vários setores encontram condições “ideais” para desenvolver os seus projetos.
“Com esta adesão, o PTO visa contribuir ainda mais ativamente para a promoção da cultura de inovação e para o fortalecimento da competitividade das empresas associadas, ampliando o alcance das suas iniciativas e posicionando-se como um exemplo de sucesso no setor”, pode ler-se no mesmo comunicado de imprensa.