Biblioteca Municipal de Leiria registou 88.299 utilizadores em 2024
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV) registou 88.299 utilizadores e realizou 34.437 empréstimos, com 3.354 leitores ativos e 1.111 novos leitores em 2024.
A Biblioteca de Praia do Pedrógão foi “igualmente um sucesso”, refere a Câmara de Leiria, apontando para 4.636 utilizadores durante os meses de julho e agosto, período em que foram realizados 40 eventos, com a participação de 630 pessoas e registados 2.890 empréstimos.
Em comunicado, o município dá nota de vários números que se traduzem em mais de 88 mil utilizadores na BMALV que, no âmbito do Leiria Convida, em 2024, recebeu vários escritores como Mário Cláudio, Manuel Antunes, Christophe Sauvage, David Justino, Natália Constâncio e Joaquim Vieira.
Outras apresentações ocorreram na biblioteca: Carlos Alberto Silva, Ramiro Nolasco, Vânia Tavares, Luciano Amaral, Sofia Marques da Silva, Paulo Moreiras, Ana Costa Lopes, Filipe Santos, Miliza Ribeiro, Vitor Ilharco, Pedro Moniz, Luís Pereira Soares, Iolanda R. Santos, Mafalda Brito, Rui Pedro Lourenço e Joaquim Santos.
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira cooperou, também, na Versátil - Feira do Livro de Leiria 2024.
Na Galeria de Arte da BMALV / Ludoteca, estiveram patentes as exposições da autoria de António Carmo, Sara Miguel, Nídia Nair, Helena Ribeiro, Oksana Kyrychenko, João Ribeiro, Associação Social CertaMente, APC Instrumentos Musicais, Paula Vieira, Francisca Cheleu Vieira, Vera Ribeiro.
Na Internet, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira registou nas redes sociais, entre o Facebook e o Instagram, um total de 13.217 seguidores.
Na área de ‘pressreader’, foram consultados 501.556 artigos, com mais de 17.700 leituras de edições únicas de publicações.
Nos computadores destinados ao público, a BMALV registou cerca de 2.100 utilizadores.
“Centro de informação e conhecimento, com base na igualdade de acesso para todos, que promove a leitura e o livro”, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira visa “a melhoria das competências de literacia da população”, sendo “um lugar de democratização, inclusão, acesso à educação e à cultura”, refere o município de Leiria.