Câmara de Leiria dá parecer desfavorável ao projeto de ampliação de instalação avícola
A Câmara Municipal de Leiria aprovou, na reunião do executivo de ontem, a emissão de um parecer desfavorável ao projeto de ampliação de instalação avícola na Quinta de D. Dinis, localizada na Aroeira, na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira.
Esta decisão, segundo realça o município de Leiria, fundamenta-se em vários aspetos técnicos, ambientais e sociais, identificados durante a análise do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e na consulta pública em curso.
O assunto começou por ser abordado na reunião camarária de ontem pelo vereador independente, Álvaro Madureira, que embora reconheça “preocupações ambientais”, adiantou não ter “evidências do transtorno ambiental” que o projeto pode causar no território. “A instalação fica no meio do pinhal, não estou a ver o ruído que podem fazer as aves”, salientou.
Por outro lado, Álvaro Madureira considerou que o projeto poderia gerar a criação de emprego e enriquecer a vertente económica do concelho.
O vereador independente sugeriu que, em contrapartida, a empresa que propôs o projeto – Meigal (do grupo Lusiaves) participasse na requalificação das Salinas da Junqueira e na melhoria ambiental na zona envolvente à Lagoa da Ervedeira, no Coimbrão.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: