Quatro comunidades intermunicipais da região Centro em parceria inédita em Madrid
O processo para a eleição do novo presidente da Turismo do Centro de Portugal deverá ficar concluído até março, assegurando a Entidade Regional a continuidade e o reforço dos compromissos assumidos. Até lá, Anabela Freitas, vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), assegurará a gestão operacional do organismo.
As novas eleições para a presidência surgem após a morte do anterior presidente. Raul Almeida, eleito para o cargo em 2023 e antigo presidente da Câmara Municipal de Mira, morreu a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada.
Em comunicado, a TCP esclarece que já foram iniciados “os procedimentos legais previstos na Lei n. 33/2013 e nos seus estatutos para a eleição do novo presidente e provimento do lugar agora vago”.
“Prevê-se que o processo esteja concluído em março, no decorrer da próxima Assembleia Geral”, que reúne os representantes dos 100 municípios integrados na TCP. Durante este período transitório, Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assegura a gestão operacional da entidade. A representação na ARPTC, cuja presidência é ocupada pela TCP, é assegurada por Jorge Sampaio, Vogal da Comissão Executiva da TCP.
“Num momento particularmente significativo, em que a marca Centro de Portugal celebra o seu 10.º aniversário, queremos transmitir uma mensagem de tranquilidade a todas as entidades públicas e privadas que connosco trabalham. A TCP mantém-se plenamente operacional e focada na execução do plano de atividades previsto para 2025. Todos os projetos em curso e parcerias estabelecidas prosseguem sem qualquer alteração, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento turístico da região”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Na nota, a TCP “agradece a compreensão e o apoio de todos os parceiros e reafirma o seu compromisso em honrar o legado de Raul Almeida, cuja dedicação e visão permanecerão como uma fonte de inspiração para o futuro”.
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. É a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa, conciliando locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.