Castanheira de Pera em transformação para proteger aldeias
O município de Castanheira de Pera anunciou que está a decorrer uma intervenção em 10 aldeias, no âmbito do programa ‘Condomínio de Aldeia’, uma iniciativa destinada a proteger aldeias situadas em territórios florestais vulneráveis, aumentando a sua resiliência face aos incêndios rurais.
Com uma área total de cerca de 500 hectares a ser intervencionada e uma candidatura já submetida para abranger mais 38 aldeias, o projeto representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros.
O programa visa aumentar a resiliência destas aldeias face aos incêndios rurais, promovendo alterações no uso do solo e incentivando práticas agrícolas, ‘silvopastoris’ e de lazer, com o objetivo de “interromper a continuidade de combustíveis florestais e fomentar ainda a economia local e a biodiversidade”.
“Estas faixas de 100 metros em aglomerados populacionais, apresentam maioritariamente ocupação florestal com predominância de áreas de monocultura de produção de rolaria de eucalipto. A instalação de pomares de castanheiros e outras fruteiras irão fazer assim parte da nova paisagem, além da reconversão de espaços florestais em agrícolas, reativando assim práticas e atividades tradicionais nestas povoações”, explica uma nota informativa da autarquia publicada nas redes sociais.
Os principais objetivos do ‘Condomínio de Aldeia’ incluem a alteração do uso do solo, promovendo mudanças que garantam a remoção total ou parcial da biomassa florestal; soluções baseadas na natureza, fomentando práticas que valorizem os serviços dos ecossistemas, a revitalização de atividades tradicionais, incentivando atividades agrícolas e ‘silvopastoris’; a valorização paisagística e a adaptação às alterações climáticas, implementando boas práticas “que sirvam de exemplo e possam ser replicadas noutras regiões”.