Última Hora
Pub

Bombeiros Sapadores de Leiria testam os seus limites debaixo de gelo nos Pirenéus

Os bombeiros terão agora uma “formação de alto nível que poderá ser aplicada em diversas situações de emergência, garantindo uma resposta mais eficiente e segura em casos extremos”.

Hugo Afonso e Pedro Folgado, dois membros da corporação dos Bombeiros Sapadores de Leiria, puseram-se à prova numa série de mergulhos sob o gelo, em Panticosa, nos Pirenéus, Espanha, no âmbito de uma formação de Ice Driver (mergulho no gelo).
De acordo com Pedro Folgado, os bombeiros, que receberam um certificado, enfrentaram “condições extremas e desafios técnicos” naquela que consideraram uma experiência “incrível” e “muito enriquecedora”. “Mergulhar debaixo do gelo requer uma boa preparação psicológica. Vamos para temperaturas muito baixas e sabemos que apenas temos um ponto de entrada e saída, não há espaço para erros e hipotermia entre outros fatores podem acontecer”, salientou.
Pedro Folgado explica ainda que o mergulho no gelo é uma “modalidade de penetração que ocorre sob camadas de gelo, exigindo dos mergulhadores habilidades e equipamentos especializados, uma vez que o ambiente é suspenso e geralmente oferece apenas um único ponto de entrada e saída”.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Fevereiro 3, 2025 . 15:19

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right