Última Hora
Pub

Município aguarda “pareceres externos” para avançar com obra de construção do novo canil

O novo projeto do canil contempla uma zona de alojamento de animais (celas), para cães e gatos, zonas técnicas, nomeadamente consultórios médico-veterinários, salas de quarentena, enfermaria, sala de recobro, sala de cirurgia, entre outras, zona administrativa e espaço de recreio. 

O novo projeto do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria, previsto ser construído numa antiga suinicultura na freguesia da Boa Vista, encontra-se em fase de licenciamento.
Ao nosso jornal, a vereadora com o pelouro da Proteção e Saúde Animal, Ana Valentim, realçou que o município pretende iniciar a obra este ano, estando o arranque dependente de diversos pareceres externos, um “procedimento decorrente da classificação do solo no PDM [Plano Diretor Municipal], à qual qualquer operação urbanística se encontra sujeita”.
Orçado em cerca de 980 mil euros, um dos principais objetivos do CRO é o “bem-estar animal e a defesa dos direitos dos animais”. “Com a construção da nova infraestrutura, pretendemos garantir melhores condições de acolhimento a cães e gatos, bem como aos nossos colaboradores e a quem visita o espaço”, explicou a autarca, salientando a intenção de que o novo Centro de Recolha Oficial seja um espaço “apelativo, visitado por famílias, escolas e por todos os que gostam e defendem o bem-estar animal”.
De acordo com Ana Valentim, a promoção de “adoções responsáveis” tem sido um dos focos do município. Em 2024 foram registadas 355 adoções.
O novo projeto do canil contempla uma zona de alojamento de animais (celas), para cães e gatos, zonas técnicas, nomeadamente consultórios médico-veterinários, salas de quarentena, enfermaria, sala de recobro, sala de cirurgia, entre outras, zona administrativa e espaço de recreio.

Fevereiro 3, 2025 . 11:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right