Última Hora
Pub

Bruxelas espera informação de Portugal sobre planos para gestão de água e inundações

Os sete Estados-membros, como Portugal, que não apresentaram os planos estratégicos, irão responder perante o Tribunal de Justiça da União Europeia

A Comissão Europeia considerou hoje inadequadas as medidas previstas por Portugal para fazer face às pressões sobre o meio marinho e espera informação sobre aplicação das diretivas da água e inundações.

Fonte europeia disse hoje aos jornalistas que os sete Estados-membros, como Portugal, que não apresentaram os planos estratégicos atualizados sobre a aplicação da Diretiva-Quadro Água e da Diretiva Inundações irão responder perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE), para onde o processo de infração foi remetido.

Aos que ainda não apresentaram os novos planos de gestão das bacias hidrográficas ou os planos de gestão dos riscos de inundação, trouxemo-los a tribunal”, referiu a fonte.

A anterior versão do plano estratégico é válida até ser submetida uma nova.

Os relatórios em causa, destaca a Comissão Europeia, fornecem informações valiosas sobre o estado das águas doces e marinhas da UE e as medidas tomadas para o melhorar, bem como sobre as medidas destinadas a reduzir os riscos de inundações.

Fornecem ainda informações específicas por país e recomendações adaptadas para apoiar o progresso contínuo e a gestão sustentável da água em toda a Europa.

No que respeita aos programas de medidas da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha, a Comissão Europeia considerou inadequado o plano estratégico nacional para ajudar o meio marinho a fazer face às pressões a que está sujeito.

No relatório hoje divulgado, Bruxelas destaca que as águas de superfície na UE estão em estado crítico devido à poluição.

Apenas 39,5% das massas de água superficial da UE estão num bom estado ecológico e 26,8% em bom estado químico”, sendo o mercúrio um dos principais poluentes, destaca Bruxelas.

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para o Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva Jessika Roswall, lembrou que “a água é um bem escasso”, referindo a necessidade de se olhar de outra forma para este recurso natural.

 

Fevereiro 4, 2025 . 13:21

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right