![P8 Detido Psp](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2024/12/P8-detido_psp.webp)
PSP regista aumento do número de ocorrências
No distrito de Leiria, na área de influência da PSP, foram registadas 43 ocorrências por violência doméstica, tendo as autoridades efetuado quatro detenções, duas das quais em flagrante delito.
Segundo os dados a que o nosso jornal teve acesso, no concelho de Leiria, em janeiro deste ano, foi detida uma pessoa em flagrante delito.
Um das vítimas foi encaminhada para o hospital.
Face a janeiro de 2024, a PSP registou 34 ocorrências e quatro detenções, em flagrante delito, por violência doméstica. Todos os suspeitos são do sexo masculino.
Entre as detenções realizadas já este ano, foram aplicadas diferentes medidas de coação, desde a prisão preventiva, proibição de contactos com a vítima por qualquer meio, proibição de se deslocar ou permanecer no local de trabalho ou residência da ofendida da vítima, ou apresentações semanais na esquadra da área de residência.
Através das equipas do programa Escola Segura, a PSP mantém a sua aposta na prevenção junto dos jovens, em ambiente escolar, “alertando-os que a violência doméstica inclui, para além dos maus tratos físicos, o isolamento social (restrição ou controlo do contacto com a família e amigos), os maus tratos emocionais, verbais e psicológicos, a violência sexual, as ameaças e o controlo económico”.
O comandante distrital, Domingos Urbano Antunes, apela ao “não à violência doméstica”, dando alguns conselhos, desde logo a comunicação do crime às autoridades.
“Se é ou conhece alguém vítima de violência doméstica deve dirigir-se a qualquer Esquadra da PSP, Posto da GNR ou Polícia Judiciária para denunciar o crime”, refere o comandante, lembrando o endereço eletrónico para o qual poderão ser denunciados casos: [email protected].. H.A.