![P4 Ultimate E Desportos De Disco Lituânia Ipl](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/P4_ultimate-e-desportos-de-disco_lituania_ipl-e1738956649797.webp)
Manual de desportos de disco nas escolas traduzido para lituano
Após ter sido traduzido nas línguas inglesa, croata e chinesa, o Manual de Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas está agora disponível em lituano, em formato físico e em PDF. Da autoria de José Amoroso, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, o manual está a ser promovido na Lituânia, através de formações direcionadas a 120 professores de educação física.
Citado numa nota de imprensa do Politécnico de Leiria, José Amoroso explicou que “desde o início do projeto, e através de contactos com as federações nacionais, houve da minha parte um envolvimento em perceber como estava o desenvolvimento da modalidade em todos os países”. “Tal como em Portugal, há muitos países em que o desenvolvimento continua a estar um pouco condicionado, devido ao reduzido número de praticantes e clubes, bem como à ausência de aposta no sistema educativo. Foi neste contexto que alguns presidentes mostraram vontade em efetuar algo como o que foi realizado em Portugal, e o Ricardas Zareckis, presidente da federação lituana, é um bom exemplo disso mesmo”, acrescentou.
O docente da ESECS, que é também coordenador do CIEQV-IPLeiria – Centro de Investigação em Qualidade de Vida, destaca ainda a “forte aposta” que a Lituânia tem feito na promoção do ultimate frisbee.
O segundo campeonato do mundo de ultimate em cadeira de rodas será realizado na Lituânia, em setembro deste ano. Ou seja, temos uma federação e um presidente que estão a fazer todas as apostas em simultâneo, e bem! Quanto mais cedo se começa este tipo de projetos, que são sempre a médio/longo prazo, mais cedo se poderá avaliar o impacto e crescimento das modalidades”, referiu José Amoroso.
Na sequência da tradução do Manual de Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas para lituano, o docente do Politécnico de Leiria está na Lituânia a promover a modalidade e a dinamizar ações de formação destinadas a um total de 120 professores de educação física, em Klaipeda, Kaunas e Vilnius.