Última Hora
Pub

ASAE suspende confeção de refeições em lar de idosos

Durante a operação foi verificada a existência de vários depósitos contendo água de origem desconhecida

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou na sexta-feira a suspensão da confeção de refeições num lar de idosos de Faro, depois de detetar água com origem desconhecida armazenada em depósitos, revelou hoje aquela entidade.

Em comunicado, a ASAE especificou que a decisão foi tomada na sequência de uma ação de fiscalização “para verificação das condições de abastecimento de água para consumo humano, face à interrupção do fornecimento da rede pública” ao estabelecimento.

Durante a operação, foi verificada a existência de vários depósitos contendo água de origem desconhecida, não sendo possível apurar por completo as características microbiológicas e físico-químicas da mesma”, lê-se na nota.

Assim, adianta, face à inexistência de garantias da potabilidade da água utilizada, de boletim analítico e de um sistema de desinfeção “e, não estando a ser assegurada a não contaminação dos géneros alimentícios, das superfícies, dos equipamentos de trabalho e das mãos dos manipuladores, foi determinada a suspensão imediata da confeção de refeições no local”.

Esta suspensão manter-se-á até à reposição da legalidade, através de comprovativos da potabilidade da água, de comprovativo de ligação à rede pública de abastecimento ou instalação de equipamento de desinfeção”, realça.

Segundo a ASAE, a entrega de refeições aos utentes “ficou assegurada por uma empresa de ‘catering’ devidamente licenciada para o efeito”.

Fevereiro 10, 2025 . 17:39

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right