Última Hora
Pub

Politécnico avança com duas empreitadas que irão criar 190 camas para estudantes em Leiria

[VÍDEO] Construção da nova residência de estudantes e da obra de renovação do complexo de residências tem um investimento global de 11,25 milhões de euros

O Politécnico de Leiria celebrou hoje a consignação da empreitada de construção da nova residência de estudantes e da obra de renovação do complexo de residências, ambas em Leiria, que irão aumentar em 190 camas à atual oferta.

Com um valor de financiamento global de 11 milhões e 250 mil euros, enquadrado no Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) - Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a renovação do complexo de residências irá traduzir-se num aumento de 25 camas comparativamente às que atualmente existem, enquanto a nova residência de estudantes, a construir de raiz, irão permitir a criação de 165 camas.

No que diz respeito à renovação das residências localizadas no campus sede do Politécnico de Leiria, a intervenção irá incidir em quatro edifícios, com o objetivo de efetuar a sua recuperação integral, “melhorando o conforto e promovendo a eficiência energética dos seus sistemas”, garantiu o presidente da instituição, para além de permitir a “readaptação de espaços e uma otimização do seu funcionamento”, aumentando a sua capacidade para um total de 458 camas.

“Esta empreitada irá ser efetuada de forma faseada, edifício a edifício, de forma a evitar uma redução significativa da oferta do número de camas durante a obra”, explicou Carlos Rabadão, na cerimónia de consignação da empreitada.

Atualmente, uma das residências já se encontra desocupada para que as obras possam iniciar no imediato, tendo o Politécnico encontrado mecanismos para compensar os estudantes que estavam alojados nesta residência, disponibilizando um Complemento de Alojamento, o qual irá colmatar financeiramente o valor acrescido para o arrendamento de quartos fora da residência. Segundo explicou Carlos Rabadão, foi igualmente estabelecido um protocolo de cooperação com a Ordem Franciscana, tendo para o efeito sido disponibilizados 18 quartos a preços acessíveis.

No que se refere à construção da residência denominada de ‘Nova Leiria’, ela irá realizar-se em simultâneo com a renovação do complexo de residências, e contempla cinco pisos, e oferecerá 83 novos quartos, num total de 165 camas. Além disso, terá zonas de refeição, áreas de estudo e de convívio, um pequeno ginásio, lavandaria, espaços de apoio ao funcionamento da residência, entre outros.

“O projeto da nova residência de Leiria foi concebido procurando ter em elevada consideração princípios de sustentabilidade e eficiência energética. Foram adotadas soluções de design passivo, como orientação solar adequada, uso de iluminação natural e ventilação cruzada, visando reduzir o consumo de energia e promover o bem-estar de todos”, sublinhou o presidente do Politécnico.

Carlos Rabadão aproveitou ainda a oportunidade para recordar as nove candidaturas aprovadas no âmbito do PRR, em Pombal, Caldas da Rainha e Peniche: cinco para adaptação, aquisição e renovação de residências e quatro candidaturas aprovadas para construção de novas residências, com destaque para a reabilitação e reconversão do antigo edifício de Santo Estevão, em Leiria, que se traduzirá numa outra nova residência de estudantes com capacidade para 101 camas.

“Esta obra encontra-se em fase de concurso público, pela segunda vez, uma vez que no primeiro concurso realizado não se apresentaram propostas dentro do preço base da empreitada”, esclareceu.

Na cerimónia de hoje, o presidente da Câmara de Leiria assumiu que a aposta nas condições de alojamento dos estudantes é “investir no seu sucesso académico, no seu bem-estar e na capacidade de Leiria continuar a afirmar-se como um centro de excelência no ensino superior”.

Para Gonçalo Lopes, a oferta de habitação estudantil acessível e de qualidade “é essencial” para tornar o Politécnico “ainda mais atrativo e competitivo” na captação de futuros estudantes, contribuindo para “o crescimento sustentável da instituição e para o reforço da posição de Leiria no ecossistema do ensino superior”.

 

Fevereiro 10, 2025 . 17:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right