![Vitor Marques Caldas Da Rainha](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/Vitor-marques-caldas-da-rainha.webp)
Independente Vítor Marques recandidata-se à Câmara das Caldas da Rainha
O independente Vítor Marques vai recandidatar-se à Câmara das Caldas da Rainha, nas próximas eleições autárquicas, para prosseguir o projeto do movimento “Vamos Mudar”, que em 2021 conquistou a autarquia ao PSD.
“Aquilo que se pretende com esta candidatura é continuar a mudança iniciada há quatro anos com o projeto apresentado pelo Movimento Vamos Mudar (MVM)”, disse hoje à agência Lusa o atual presidente da Câmara das Caldas da Rainha e cabeça de lista às próximas eleições autárquicas, Vítor Marques.
O independente recandidata-se depois de, em 2021, ter liderado a candidatura que interrompeu décadas de governação social-democrata no município, arrecadando 40,70% dos votos, que resultaram na eleição do presidente e dois vereadores.
“Apresentámos um projeto para desenvolver a oito anos, do qual grande parte das propostas estão desenvolvidas ou em desenvolvimento, e pretendemos agora prosseguir com esse trabalho de mudança contínua do concelho”, disse Vítor Marques.
Entre as principais propostas para um novo mandato, Vítor Marques destacou “uma aposta mais musculada” no termalismo, admitindo “a construção de um novo balneário termal, para aumentar “a capacidade de oferta do Hospital Termal”, considerado o mais antigo do mundo.
O objetivo será “o desenvolvimento de todo um conceito à volta do termalismo e do património Termal”, ligando-o à oferta cultural dos museus e do centro cultural da cidade, à oferta turística, à área da saúde e às do ensino e investigação.
Ainda na área da saúde, pretende “continuar a lutar pelo novo hospital do Oeste localizado nas Caldas”.
O candidato do MVM destacou também prioridades como a continuidade da modernização da Linha do Oeste e a melhoria da mobilidade urbana no concelho, com o aumento das linhas dos autocarros “Toma” e criação de bolsas de estacionamento na periferia da cidade.
Entre os projetos previstos, Vítor Marques aludiu a investimentos em infraestruturas desportivas, no âmbito da candidatura a “Capital do Desporto”, e na área social, “para aumentar a atratividade do território e fomentar o crescimento da população que, desde 2021 já cresceu cerca de 9 %”.
O projeto do MVM passa, ainda, pelo desenvolvimento de áreas empresariais e pela afirmação da “marca Caldas” e do concelho como “Cidade Criativa” da UNESCO na categoria de Artesanato e Artes Populares.
Vítor Marques, tem 59 anos e é empresário.
Foi autarca de freguesia durante oito anos, entre 2023 e 2021, após o que foi eleito para a presidência da Câmara das Caldas da Rainha.
Enquanto presidente de junta foi dirigente da Associação Nacional de Freguesias.
A Câmara das Caldas da Rainha é liderada pelo MVM, que nas últimas eleições obteve 40,70 % dos votos e três eleitos. O PSD, com uma votação de 34,71 %, elegeu três vereadores, e o PS, com 11,14% dos votos, elegeu um vereador que, durante o mandato, se desvinculou do partido, mantendo-se em funções como vereador independente.
As eleições autárquicas devem decorrer em setembro ou outubro deste ano.