![Vinhos De Sicó](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/Vinhos-de-sico-e1739288404878.webp)
Vinhos Terras de Sicó comemoram hoje 32 anos
As Terras de Sicó comemoraram ontem o seu 32.ª aniversário de produção vinícola.
De acordo com a ViniSicó - Associação de Vitivinicultores, a “publicação da portaria que delimitou e definiu a sub-região Terras de Sicó” é “fruto do trabalho de muitos que no território lutaram desde 1989” para que a região se tornasse uma realidade.
Citado numa nota de imprensa, o presidente da Vinisicó e enólogo, Gonçalo Moura da Costa, salientou que a maior notoriedade da sub-região deve-se “claramente” ao trabalho desenvolvido pelos produtores, aos projetos diferenciados” que existem na região, sem esquecer “o trabalho anterior que sempre foi feito”.
Atualmente, a região conta com 15 produtores certificados, que exploram cerca de 32 hectares de vinha. Destes menos de 1% representam vinhas com mais de 40 anos.
O responsável referiu que passados 32 anos, ainda é certificada uma quantidade “residual” do vinho produzido na região. “Existe um trabalho que tem de continuar a ser feito e aqui temos de congregar todos os intervenientes para que mais certifiquem”, acrescentou.
Este ano, a ViniSicó, em colaboração com o município de Penela, espera “poder apresentar novos projetos e um dele passará por um site dos vinhos Terras de Sicó”.O presidente da Vinisicó apelou a um maior consumismo dos vinhos Terras de Sicó. “É tempo da restauração, aquela que defende e valoriza os produtos endógenos, coloque nas suas cartas vinhos Terras de Sicó e assim mostre verdadeiramente o que caminho que segue. É tempo de as autarquias olharem verdadeiramente para este produto: vinho, que congrega e consegue promover o território de forma integral. É tempo de sermos usados. Não colocar Sicó no mapa, que já está, mas fazer com que mais venham ao território e consumam o que é nosso”, concluiu.