![P10 Filipe Antunes Silva](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/P10_filipe-antunes-silva-e1739385707165.webp)
Autárquicas: Filipe Silva (PSD) repete candidatura à Câmara de Figueiró dos Vinhos
O PSD vai recandidatar à presidência da Câmara de Figueiró dos Vinhos Filipe Silva, atual vereador, que considera ser necessário um outro caminho para este concelho do distrito de Leiria, afirmou hoje o próprio à agência Lusa.
“É o fim de um ciclo de governação do PS e penso que é o momento agora, com equipa renovada, também com outra maturidade, com mais conhecimento profundo do que são estas dinâmicas autárquicas, de podermos apresentar o nosso projeto”, disse Filipe Silva, considerando que o concelho “precisa de ter esta mudança, precisa de um outro caminho, de muito mais ambição que aquela que não teve nestes últimos anos”.
O candidato nas eleições autárquicas, engenheiro florestal e funcionário no município, adiantou ter aceitado este desafio porque nunca desistiu, nem desiste de Figueiró dos Vinhos.
“Acredito que podemos acrescentar mais àquilo que tem sido feito nos últimos anos”, declarou.
O cabeça de lista, de 57 anos, referiu que o município “nos últimos 35 anos foi governado pelo Partido Socialista durante 28 anos e as evidências estão à vista”.
“O concelho tem empobrecido a todos os níveis e é com pena e com lamento que digo, que acho que perdemos aqui um bocadinho também o comboio, como se costuma dizer, do desenvolvimento e da atratividade comparativamente com outros concelhos aqui à volta”, considerou.
O social-democrata explicou que a sua motivação é “querer um novo rumo, um novo caminho para Figueiró dos Vinhos” e afirmou-se “preparado para este desafio”, dada a sua experiência e o conhecimento dos dossiês.
Questionado sobre as prioridades que vão constar no seu programa eleitoral, Filipe Silva, que destacou a importância de “afirmar Figueiró dos Vinhos”, apontou o emprego, o turismo ou a educação.
“As prioridades são, naturalmente, na atratividade, no turismo, melhor educação, fomentar o desporto, que é importante, e isto tem a ver com a qualidade de vida que nós queremos para a comunidade, fomentar bons hábitos a todos os níveis”, acrescentou.
Filipe Silva expressou ainda estar “muito orgulhoso e muito feliz” por o partido acreditar no seu projeto e ter “renovado a confiança”, para se alcançar “um território mais harmonioso, com mais afirmação” e com outra visão para quem vive e quem olha de fora.
O candidato, atualmente vice-presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, depois de ter sido líder desta estrutura, foi presidente da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos entre 2009 e 2013, sendo que, após a reorganização administrativa, foi eleito, em 2013, presidente da União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas.
Nas eleições autárquicas, em 2017, Filipe Silva foi eleito vereador, numa coligação com o CDS-PP.
O PS, liderado por Jorge Abreu (no terceiro e último mandato), ganhou o município ao PSD nas eleições autárquicas de 2013. Repetiu a vitória em 2017 e 2021.
Nas últimas autárquicas, os socialistas conquistaram dois mandatos, igual número alcançado pelos sociais-democratas. Já o Movimento Figueiró Independente elegeu um vereador.
Além do social-democrata Filipe Silva, é também candidato ao sufrágio, que deverá ocorrer entre setembro e outubro, José Fidalgo, independente que lidera a lista do Chega.