![P3 Albergaria Dos Doze Uf Santiago E Sslitem E Albergaria](https://www.diarioleiria.pt/wp-content/uploads/sites/7/2025/02/P3-albergaria-dos-doze_uf-santiago-e-sslitem-e-albergaria-e1739482270402.webp)
Freguesias de Pombal surpreendidas com veto de Marcelo à desagregação
Foi com surpresa que Gonçalo Ramos soube do veto do Presidente da República à desagregação de freguesias. No caso da União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal, foi a vontade da população que prevaleceu, ao escolher desagregar as três freguesias. Com este anúncio de Marcelo Rebelo de Sousa, as coisas complicam-se um pouco, desde logo porque tanto no seio da população como na freguesia havia já um “dado adquirido” de que a desagregação iria mesmo avançar, pelo que já estavam a ser dados os primeiros passos nesse sentido.
“Não estava à espera. O Chefe de Estado é o mesmo que veio desmentir o que tinha dito sobre a desagregação”, disse o presidente da junta.
Segundo Gonçalo Ramos, a própria junta “já tinha iniciado algumas diligências” porque “são sempre procedimentos agressivos que envolvem planeamento”. Tendo em conta que a proposta incluía a criação de uma comissão de extinção, a junta muniu-se das “pessoas certas” para um trabalho que considera “dificílimo”. “É como nos divórcios. São duros. Há divisão de bens. E há sempre um esforço para não ser feito de forma litigiosa. Neste caso, era dividir os bens pelos três filhos [Guia, Ilha e Mata Mourisca]”, apontou.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: