Última Hora
Bocelli Pub
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Pedro Proença eleito presidente da FPF numa lista com vários leirienses

Júlio Vieira, Luciano Gonçalves e Vítor Carvalho integram a lista vencedora para a Federação de Futebol.

Pedro Proença vai presidir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no quadriénio 2024-2028, transitando da liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tal como o antecessor Fernando Gomes, ao bater Nuno Lobo nas eleições de sexta-feira.
Pedro Proença recolheu 62 votos entre os 84 delegados que votaram na Assembleia Geral eleitoral do organismo que rege o futebol nacional, contra 21 de Nuno Lobo, que presidiu nos últimos 13 anos à Associação de Futebol de Lisboa, tendo havido também um voto em branco, segundo o presidente da Assembleia Geral da FPF, José Luís Arnaut.despo
Acompanham Proença no ‘elenco’ diretivo José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem nos últimos dois mandatos de Fernando Gomes, os até aqui líderes das associações de classe Joaquim Evangelista, dos jogadores, os ex-futebolistas Toni, Domingos Paciência e Daniel Carriço, juntamente com Sofia Teles e Pedro Xavier, das associações de Porto e Beja, e Júlio Vieira, que presidiu à associação de Leiria e integrava o elenco de Gomes, assim como Sandra Costa Parente, que lidera a empresa Liga Centralização.
O antigo secretário de Estado social-democrata Luís Álvaro Campos Ferreira vai liderar a Mesa da Assembleia Geral (MAG), que conta ainda com o socialista e também antigo governante João Paulo Rebelo.
Os outros órgãos sociais vão ser presididos pelo batalhense Luciano Gonçalves, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), no caso do Conselho de Arbitragem, Ana Raquel Sismeiro o Conselho Fiscal (CF), Sandra Oliveira e Silva, que preside a Comissão de Instrutores da LPFP, o Conselho de Disciplina, e Luís Verde de Sousa para o Conselho de Justiça. Nesta último órgão há ainda a assinalar a presença do leiriense Vítor Carvalho.
De referir ainda que o atual presidente da associação de Leiria, Manuel Nunes, surge na lista de Pedro Proença como o 5.º suplente na direção.
“Hoje, ganhou o futebol em Portugal. Construímos juntos este programa para pensar e unir o futebol. O resultado do ato eleitoral é a prova esmagadora de que cumprimos o nosso desígnio. É uma vitória de toda a comunidade do futebol. Vencemos todos, sem exceção. Mesmo os que não votaram em nós, amanhã farão parte deste grupo. Esta será sempre uma candidatura agregadora, pensada não para dividir, mas com o firme propósito de unir”, expressou Pedro Proença, em discurso após o anúncio dos resultados.
“Sabemos os desafios que temos e a responsabilidade que nos deixaram, mas sabemos que faremos bem. Temos ambição e queremos fazer bem. É isso que devemos a quem confiou em nós. Temos de ser melhores na governação, arbitragem, justiça desportiva, potenciar receitas do futebol português e ser mais agregadores. É um dia feliz e o foco estará nesta nova federação. Tenho a certeza de que nós vamos unir e tornar o futebol mais forte. Vamos fazer o que ainda não foi feito”, sublinhou o ex-árbitro, de 54 anos.

Fevereiro 17, 2025 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right