Última Hora
Pub

Portugal vai ser convidado de honra da feira internacional do livro de Praga

A feira Book World Prague decorre entre 15 e 18 de maio

Portugal vai ser o convidado de honra da 30.ª edição da Feira Internacional do Livro de Praga, na República Checa, que decorre em maio, estando abertas as candidaturas para participar no Mercado do Livro da Europa Central e Oriental.

Numa publicação nas redes sociais na terça-feira, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas salientou que o Mercado do Livro da Europa Central e Oriental, que decorre nos dias 15 e 16 de maio, “serve como uma plataforma para o encontro de profissionais que trabalham na indústria do livro em países da Europa Central e Oriental”.

A feira Book World Prague acontece entre 15 e 18 de maio e conta com Portugal como convidado para apresentar “a sua vibrante tradição literária e vozes contemporâneas ao coração da Europa”.

Este reconhecimento especial destaca a rica história narrativa de Portugal, desde escritores icónicos como Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago a autores contemporâneos que moldam a cena literária global”, pode ler-se no comunicado da feira, aquando do anúncio, em outubro do ano passado.

De acordo com a organização da feira, o programa “vai contar com uma ampla variedade de eventos, incluindo leituras, debates e apresentações culturais que vão mostrar a diversidade literária de Portugal, desde a poesia à prosa e literatura para crianças”.

Portugal vai enfatizar o papel da literatura como uma ponte entre culturas, enriquecendo o festival com a sua dinâmica presença literária”, acrescentou a organização.

No começo do mês, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a República Checa e afirmou que se sentia tentado a voltar àquele país aquando da feira do livro da capital.

"Mas eu não sei se resisto a vir, a título particular, claro, pagando o bilhete e vindo, para não haver no escrutínio público a mínima dúvida sobre o que possa haver de estranho gostar de livros e querer ver a presença portuguesa na Feira de Praga. Vou ver se é possível", acrescentou.

 

Fevereiro 19, 2025 . 14:41

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right