As surpresas (ou não) do mercado discográfico em 2024
Foram divulgados há dias, os números do mercado discográfico português, relativamente ao ano de 2024. Com o mercado do vinil a recuperar espaço no mercado, será interessante olhar para a tabela e perceber quem anda por lá, o que significa perceber (em princípio) quem compra o quê em…vinil. A jovem Billie Eilish com “Hit me hard and soft”, liderou as vendas de discos vinil em 2024, logo seguida da sua compatriota Taylor Swift com “The Tortured Poets depatment”. E no terceiro lugar, o portuguesíssimo Slow J, com “Afro fado”.
O top 5 completa-se – pasme-se ou não – com discos com algumas décadas: no 4º lugar os Pink Floyd com “The Dark slide of the moon” e no 5º lugar, Pedro Abrunhosa com “Viagens”. E com este top 5, poderemos dizer que o mercado de vinil é transversal a várias gerações? Talvez, mas passo a referir mais algumas curiosidades.
E um dos maiores destaques, no que respeita a músicos portugueses, é mesmo Slow J, que vê também os seus álbuns “The art of slowing Down” e “You are forgiven” nos 14º e 15º lugares dos discos mais vendidos do ano. Logo a seguir, no 16º lugar, o velho “O monstro precisa de amigos” dos Ornato Violeta.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: