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Rali de Portugal de 2024 teve impacto económico de 183,3ME
O Rali de Portugal de 2024, que decorreu de 9 a 12 de maio, teve um impacto económico estimado de 183,3 milhões de euros, mais 18,6 milhões (11,29%) em relação a 2023, foi hoje divulgado.
O evento gerou 93,67 milhões de euros em despesa direta por parte dos adeptos, equipas e organização nas regiões, sendo que 36% foram provenientes de visitantes estrangeiros, dos quais 25% visitavam pela primeira vez o país.
Os dados divulgados são de um estudo promovido pela Universidade do Algarve sobre o Rali de Portugal de 2024, prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), que integra o calendário do WRC (Campeonato Mundial de Ralis).
O estudo refere que o evento, realizado entre 09 e 12 de maio de 2014, em 14 municípios das regiões Norte e Centro, “demonstrou um impacto transformador, conjugando desenvolvimento económico, valorização mediática e reforço da identidade territorial”.
A prova, que gerou uma receita fiscal de 22,6 ME, atraiu ao longo de quatro dias 1,2 milhões de assistências e a estadia média de 2,9 noites (3,2 noites para turistas estrangeiros) superou os valores habituais das regiões norte (1,9 noites) e centro (1,8 noites).
O alcance mediático do rali foi igualmente expressivo: o tempo total de transmissão televisiva foi de 873 horas e 15 minutos, com 90% desse tempo a ser transmitido em direto, em mais de 100 países.
Os mercados estrangeiros mais impactados pela transmissão foram Japão, Finlândia, Espanha, Itália, Reino Unido e Indonésia, aos quais se juntaram novos mercados emergentes como Turquia, Taiwan e Chile.
Ainda de acordo com o estudo, a perceção da imagem de Portugal através das regiões envolvidas foi amplamente positiva, com 94,8% dos visitantes nacionais e 96,9% dos visitantes estrangeiros a classificarem-no como "bom" ou "muito bom".
“O destino foi classificado como bonito, verde, acolhedor, com destaque para a sua natureza e gastronomia”, refere o trabalho da Universidade do Algarve.
No que respeita à organização do rali, “as palavras mais referidas foram espetacular, organizado, adrenalina, emoção e convívio, sendo que a maioria, cerca de 66%, manifestou intenção de regressar no inverno”.