
Mais de 1.600 escuteiros acampam em Leiria
Afonso Batista e Mariana Franco são dois dos mais de 1.600 escuteiros que hoje e amanhã celebram em Leiria o dia de Baden-Powell e os 100 anos do escutismo na região.
A cidade transformou-se num autêntico acampamento, com dezenas de atividades espalhadas por vários pontos de Leiria, preparadas para proporcionar momentos de convívio e solidariedade. “A coisa mais importante é conviver”, comenta Mariana, de 14 anos, do Agrupamento 194 da Batalha. A alegria de parte do grupo de cerca de 70 pessoas que se deslocou da vila histórica era hoje contagiante, numa dinâmica muito típica dos escuteiros.
Ali ao lado, Afonso Batista mantinha o grupo animado. O jovem, de 13 anos, do Agrupamento 762 da Maceira destacou ao nosso jornal o convívio e a possibilidade de ficarem a conhecer as dificuldades e as capacidades de todos e ultrapassá-las
“É um dia importante, em que BP [Baden-Powell] decidiu criar esta família de escutismo”, salientou o jovem.
O dia está a terminar. Os milhares de escuteiros, dos seis aos 22 anos, e os seus dirigentes, dos 22 aos 70 anos, vão passar a noite distribuídos entre o estádio de Leiria, o Seminário e o colégio N. S. de Fátima. Um dos pontos altos amanhã é a celebração da eucaristia.
Centro da cidade e vários pontos de Leiria servem de palco para dezenas de atividade
