
Rodoviária da Nazaré abre na próxima semana
O novo Terminal Rodoviário da Nazaré, um investimento superior a 1,7 milhões de euros, vai entrar em funcionamento, de forma gradual, dentro de uma semana, divulgaram hoje os serviços municipalizados, entidade gestora do equipamento.
O terminal foi inaugurado na segunda-feira pelo secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, mas a sua abertura ao público será “feita de forma gradual”, devendo demorar “cerca de uma semana”, disse hoje à agência Lusa a vereadora da mobilidade na Câmara da Nazaré, Regina da Piedade (PS).
A também presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) explicou que à Lusa que “a passagem da gestão efetiva [do terminal] para estes serviços foi feita na sexta-feira, na Assembleia Municipal”, estando agora a ser “terminados os regulamentos de transportes e da utilização do terminal”.
De acordo com a presidente dos SMN, estão também a “ser feitos os contactos com os operadores que ali circulam [Rodoviária do Oeste, Rodoviária do Lis, Rede de Expressos, FlixBus e transportes internacionais] para indicarem os ‘stocks’ de que necessitam e os horários que praticam para que se possa fazer a gestão dessas dinâmicas”.
A par, estão a ser finalizados os sistemas de bilhética e a colocação de mobiliário e sinalização ao público, informou ainda Regina da Piedade.
Em comunicado, a Câmara da Nazaré, no distrito de Leiria, considerou que “a nova infraestrutura representa um avanço na acessibilidade e na qualidade de vida dos cidadãos, substituindo o espaço provisório anteriormente utilizado”.
O novo terminal é um interface multimodal, integrando carreiras urbanas, regionais e nacionais, bem como ligações à rede de expressos.
O investimento total superou 1,7 milhões de euros, financiados pelos programas comunitários Centro 2020 e Centro 2030.
O investimento insere-se no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Nazaré, que visa promover a mobilidade suave e reduzir as emissões poluentes, através da implementação de infraestruturas que incentivem o uso de meios de transporte sustentáveis.
Ao novo terminal deverá juntar-se, dentro de ano e meio, o funicular da Pederneira, um projeto financiado pelo PRR, com um investimento de 10 milhões de euros, cuja gestão deverá ser também entregue aos SMN.
Os serviços pretendem ainda “colocar [junto a estes equipamentos] bicicletas e trotinetas elétricas para poderem circular pela Nazaré, evitando o recurso ao veículo, que é uma das maiores problemáticas na sede de concelho”, disse Regina da Piedade, adiantando a intenção de prosseguir “uma política pública de retirada de carros” da vila.