
Kris Meeke inicia época a ganhar em Fafe
A dupla Kris Meeke/Stuart Loudon, no Toyota Yaris Rally2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, sagrou-se vencedora, no sábado, do Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, por uma margem de 32.3 segundos para Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2). Na prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o atual campeão revelou-se claramente superior ao seu previsível grande rival na luta pelo título de 2025. Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) esteve sempre no comando entre os pilotos nacionais, para terminar no pódio do CPR.
Enquanto esteve em prova, o letão Martins Sesks (Ford Fiesta Rally2) foi o principal opositor de Meeke e até passou pelo primeiro lugar, mas problemas na direção do Fiesta na segunda passagem por Luílhas levaram-no a renunciar. E se Sordo partira para o segundo dia com 21.7s de desvantagem, um “toque” logo no troço de abertura (Luílhas 1) e consequente furo fê-lo acumular mais 47.4s, ficando a 1m24.4 do líder. A tarefa de Meeke parecia cada vez menos complicada, mas a encerrar a “ronde” matinal um “toque” do piloto britânico na última passagem por Cabeceiras de Basto custou-lhe 49.2 segundos e permitia que Sordo visse a diferença encurtar para 35.2s. No entanto, nada se alterou até final, com Sordo a somar 3 pontos extra com a vitória na power stage.
Com Armindo Araújo cada vez mais sólido na terceira posição, numa altura em que tanto Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5) como Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo) já haviam sido forçados a desistir, Ricardo Teodósio (Toyota Yaris Rally2), em evolução crescente ao seu novo carro, foi reduzindo distâncias face a José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), uma agradável surpresa no primeiro dia. Conseguiu mesmo desalojá-lo da quarta posição e o duelo prometia, mas a quebra de um semi-eixo deixou aquele último para trás, apostando, a partir daí, em defender-se de Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2). Contudo, a quebra de outro semi-eixo, agora em Seixoso 2, não permitiu ao piloto do Citroen manter a quinta posição, sendo ultrapassado por Meireles com a meta à vista.
Pior sorte tiveram Hugo Lopes e Magda Oliveira, os jovens do Hyundai Júnior Team FPAK, no Hyundai i20 N Rally2, ao bater numa pedra coberta na lama, o que se traduziu na quebra de um braço da suspensão e a inevitável desistência a cinco classificativas do final. Já mais tarde, em Lameirinha 1, Rúben Rodrigues (Toyota Yaris Rally2) também ficou pelo caminho (era 8º), devido à rotura do diferencial central.
No CPR 2RM (duas rodas motrizes), Guilherme Meireles e Pedro Alves, no Peugeot 208 Rally4, estiveram inacessíveis à concorrência, depois de um início cauteloso. No final, uma margem de 15.6 segundos separou-os da dupla Hélder Miranda/Rui Teixeira (Peugeot 208 Rally4), com Sérgio Dias (Peugeot 208 Rally4) a completar o pódio. Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4) e o marinhense Rafael Cardeira (Peugeot 208 Rally4) fecharam o “top 5”.
O Rali Casinos do Algarve, no final deste mês de março (28 e 29), será a segunda prova do CPR, que vai continuar em classificativas de terra.
CLASSIFICAÇÃO FINAL (Oficiosa)
1º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota Yaris Rally2), 1h18m19,7s
2º, Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20N Rally2), a 32.3s
3º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 1m38.8s
4º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota Yaris Rally2), a 2.57.2
5º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 4.53.8
6º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 6.20.8
7º, Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 6.43.7
8º, Gil Membrado/Alejandro Fernandez (Ford Fiesta Rally2), a 7.12.1
9º, Miguel Carvalho/António Reis (Hyundai i20N N5), a 10.47.2
10º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 14.12.7
2RM (Oficiosa)
1º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), 1h32m32,4s
2º, Hélder Miranda/Rui Teixeira (Peugeot 208 Rally4), a 15.6s
3º, Sérgio Dias/Bruno Abreu (Peugeot 208 Rally4), a 1m41m4
4º, Henrique Moniz/Jorge Diniz (Peugeot 208 Rally4), a 2.23.5
5º, Rafael Cardeira/Luís Boiça (Peugeot 208 Rally4), a 3.13.2