Última Hora
Pub

Viagem ao Centro, porque no Centro está um ‘país’ de 100 municípios

No ano do décimo aniversário da marca, a participação vai ser especial, com um programa que tem tanto de produtos turísticos tradicionais como de propostas inovadoras.

No ano em que se comemoram os 10 anos do rebranding da marca ‘Turismo Centro de Portugal’, prepara-se uma participação muito especial na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. De hoje a domingo, a Turismo Centro de Portugal volta ao Pavilhão 1 e, garante a instituição, “são muitos os motivos que justificam a sua visita”.
‘Um país dentro do país’ é o mote para os cinco dias da TCP na feira, justificando assim porque é que é a maior e a mais diversa região turística de Portugal, onde ‘cabem’ 100 municípios, que vão da serra ao mar.
O Centro de Portugal apresenta-se como grande agregador da identidade da região, integrando as suas oito comunidades intermunicipais, representativas dos seus 100 municípios. Além disso, está prevista uma forte representatividade do setor privado e associativo que, anota a instituição, é “cada vez mais pujante e inovador”. Haverá uma oferta dedicada a um conjunto de diferentes nichos, como a resposta para turistas que procuram experiências específicas, mas que querem ser surpreendidos, e acabam por ver complementada a sua estadia com o tanto que há para ver e fazer no Centro de Portugal.
Apresentar argumentos para aumentar a durabilidade da permanência turística na região, reforçar a notoriedade da região, fortalecer o movimento de unidade dos municípios e estimular a identidade comum da região, são alguns dos objetivos de mais uma edição da TCP na maior feira de turismo do país.
“O turismo de hoje, ou o turismo do futuro, não passa por fazer apenas bem uma coisa, mas por conseguir complementar essa valência com outras que proporcionem uma experiência total ao turista. E o ‘Centro de Portugal’ tem tudo isto”, refere a TCP, em comunicado.
Natureza, mar, cultura, história e património são produtos incontornáveis que o Centro levará à BTL, mas a estes soma-lhe o que designa por “camadas”, outros produtos turísticos e “produtos inovadores, alinhados com o contexto mundial e com as novas tendências da procura turística”. Gastronomia, vinhos e enoturismo – com o projeto ‘Sabores ao Centro’; roteiros que promovem a coesão e o desenvolvimento e promovem os territórios de uma forma integrada e integradora – com o projeto ‘Estradas com História’; a recuperação do património e a valorização do ‘saber fazer’ – com o projeto Turismo Industrial; a valorização da história e património – com o projeto ‘Turismo Militar’; a criatividade como motor da economia e do desenvolvimento das cidades – com o projeto ‘Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal’; os desportos – nomeadamente, os náuticos, o ciclismo, as maratonas, os trails, e até os motorizados – como catalisadores da promoção da notoriedade, nacional e internacional, do território – com o projeto ‘Estações Náuticas’ ou o ‘Rally de Portugal no Centro de Portugal’, são alguns dos exemplos que a Turismo Centro de Portugal promove na BTL, a que podemos juntar as atividades ao ar livre, o walking & cycling, os roteiros de espiritualidade ou os festivais de música que podem ser conhecidos em ambiente de ‘silent party’.
A tudo isto junta-se a realização de podcasts e programas ao vivo, tais como ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ (Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques), ‘Money Money’ (João Vieira Pereira), ‘Expresso da Manhã’ (Paulo Baldaia), ‘Escola Boa Cama Boa Mesa’ ou o ‘Bloco Central’ (Paulo Baldaia, Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes).

Março 12, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right