
Viagem ao Centro, porque no Centro está um ‘país’ de 100 municípios
No ano em que se comemoram os 10 anos do rebranding da marca ‘Turismo Centro de Portugal’, prepara-se uma participação muito especial na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. De hoje a domingo, a Turismo Centro de Portugal volta ao Pavilhão 1 e, garante a instituição, “são muitos os motivos que justificam a sua visita”.
‘Um país dentro do país’ é o mote para os cinco dias da TCP na feira, justificando assim porque é que é a maior e a mais diversa região turística de Portugal, onde ‘cabem’ 100 municípios, que vão da serra ao mar.
O Centro de Portugal apresenta-se como grande agregador da identidade da região, integrando as suas oito comunidades intermunicipais, representativas dos seus 100 municípios. Além disso, está prevista uma forte representatividade do setor privado e associativo que, anota a instituição, é “cada vez mais pujante e inovador”. Haverá uma oferta dedicada a um conjunto de diferentes nichos, como a resposta para turistas que procuram experiências específicas, mas que querem ser surpreendidos, e acabam por ver complementada a sua estadia com o tanto que há para ver e fazer no Centro de Portugal.
Apresentar argumentos para aumentar a durabilidade da permanência turística na região, reforçar a notoriedade da região, fortalecer o movimento de unidade dos municípios e estimular a identidade comum da região, são alguns dos objetivos de mais uma edição da TCP na maior feira de turismo do país.
“O turismo de hoje, ou o turismo do futuro, não passa por fazer apenas bem uma coisa, mas por conseguir complementar essa valência com outras que proporcionem uma experiência total ao turista. E o ‘Centro de Portugal’ tem tudo isto”, refere a TCP, em comunicado.
Natureza, mar, cultura, história e património são produtos incontornáveis que o Centro levará à BTL, mas a estes soma-lhe o que designa por “camadas”, outros produtos turísticos e “produtos inovadores, alinhados com o contexto mundial e com as novas tendências da procura turística”. Gastronomia, vinhos e enoturismo – com o projeto ‘Sabores ao Centro’; roteiros que promovem a coesão e o desenvolvimento e promovem os territórios de uma forma integrada e integradora – com o projeto ‘Estradas com História’; a recuperação do património e a valorização do ‘saber fazer’ – com o projeto Turismo Industrial; a valorização da história e património – com o projeto ‘Turismo Militar’; a criatividade como motor da economia e do desenvolvimento das cidades – com o projeto ‘Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal’; os desportos – nomeadamente, os náuticos, o ciclismo, as maratonas, os trails, e até os motorizados – como catalisadores da promoção da notoriedade, nacional e internacional, do território – com o projeto ‘Estações Náuticas’ ou o ‘Rally de Portugal no Centro de Portugal’, são alguns dos exemplos que a Turismo Centro de Portugal promove na BTL, a que podemos juntar as atividades ao ar livre, o walking & cycling, os roteiros de espiritualidade ou os festivais de música que podem ser conhecidos em ambiente de ‘silent party’.
A tudo isto junta-se a realização de podcasts e programas ao vivo, tais como ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ (Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques), ‘Money Money’ (João Vieira Pereira), ‘Expresso da Manhã’ (Paulo Baldaia), ‘Escola Boa Cama Boa Mesa’ ou o ‘Bloco Central’ (Paulo Baldaia, Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes).