
Em Leiria “há um Portugal por descobrir”
Por estes dias, as atenções estão todas voltadas para Leiria naquela que é a maior feira de turismo do país. Falamos da BTL – Better Tourism Lisbon Market, que abriu portas hoje na FIL, em Lisboa, onde o município de Leiria, propõe, até domingo, conhecer um território “ainda com muito para dar” na área do turismo. Isso mesmo garantiu o presidente da Câmara de Leiria, na inauguração do stand do Município Convidado este ano na BTL.
Foi no stand Visite Leiria que Gonçalo Lopes destacou o “trabalho consistente” que tem sido desenvolvido pelo município no setor turístico, lembrando os “muitos jovens” embaixadores que “dão a cara” por Leiria “sem nada em troca”, algo que se ganhou “com o amor ao território”. “Os nossos emigrantes são muito importantes para captar investimento. Nós hoje temos jovens talentosos espalhados pelo país e pelo estrangeiro que continuam a ter um amor à nossa terra e sem a ajuda deles não conseguimos colocar Leiria a existir e esse é o nosso grande objetivo”, sublinhou.
Na perspetiva de Gonçalo Lopes, a região Centro, a região de Leiria e o concelho “têm um espaço do turismo nacional por desvendar”, sendo esse “um dos grandes desafios”. “Muitas pessoas consideram que Leiria é sobretudo um destino de economia, de indústria, sobretudo mais virado para as atividades económicas ligadas ao setor primário e secundário. Não valorizam a importância do turismo e é por isso que a nossa presença na BTL é importante. Para captar turistas, mas também para captar investidores e hoje temos já projetos concretizados, mas outros novos projetos em curso que irão transformar Leiria no futuro com novas ofertas hoteleiras”, realçou o presidente do município leiriense, destacando ainda a necessidade de “dar segurança” aos investidores.
Nesta estratégia promocional, a cultura assume um papel importante e é para Gonçalo Lopes, “decisiva” no que toca à afirmação de Leiria como destino, mas também como “identidade”. Por isso, a agenda cultural tem estado “repleta” de atividades.
“Nada acontecia há uns anos. Hoje, temos pessoas a criticar, porque não há um fim de semana em que se consiga descansar”, afirmou, acrescentando que o município conseguiu mudar o “paradigma” na “dinâmica cultural”.
Reconhecendo a “diversidade” patente na agenda cultural de Leiria, desde os festivais alternativos às provas desportivas, Gonçalo Lopes acredita que são os públicos “tão abrangentes” que “transformaram Leiria numa cidade cosmopolita que atinge vários tipos de pessoas, dos jovens aos mais experientes”.
Durante a sua intervenção, o autarca leiriense afirmou ainda que o destino Leiria tem vindo a ser melhorado “com as obras” realizadas na cidade do Lis, com a “reabilitação do espaço público”, a melhoria de acessibilidades e com o novo projeto que “irá atingir a cultura mais contemporânea”: o Centro de Artes Villa Portela.
Nova campanha “mostra irreverência”
A inauguração do stand Visite Leiria foi aproveitada para apresentar a nova campanha promocional, com a exibição de um vídeo que dá a conhecer a nova marca.
‘#Leiria não existe sem ti’ é “totalmente inovadora” e “mostra irreverência”. “É muito habitual termos campanhas muito institucionais e muito direcionadas para o destino. O que conseguimos fazer foi transformar uma teoria negacionista [Leiria Não Existe] que se tinha tornado viral. Conseguimos tornar esta marca massificada nas redes sociais e a nível mundial”, frisou o presidente do município, dando conta que o autocolante com a hashtag #leirianaoexiste correu o mundo e atraiu novos visitantes ao território.
O lançamento de uma nova campanha marca uma nova etapa na “promoção turística de Leiria”. “’Sem ti’ é o sentimento de ser embaixador de um território, de ser leiriense, de ser português e de amar a sua terra e a sua cultura. Por isso é que este vídeo, no nosso entender, está muito bem preparado, porque apresenta aquilo que é a juventude, a irreverência”, afirmou Gonçalo Lopes que, ao nosso jornal, acrescentou que se trata também de “um virar de página”, que poderá refletir-se futuramente no setor turístico local.
“Acho que vai haver um crescimento em termos de visitantes e turistas, não só pelo aumento da oferta hoteleira com os novos projetos de hotéis que estão a surgir em Leiria, mas também por aquilo que é a notoriedade que temos vindo a alcançar nos eventos que promovemos”, realçou.
O presidente do município convidou ainda a comunidade a visitar o Stand Visite Leiria, onde “há um Portugal por descobrir”. “A proximidade que Leiria tem aos grandes Centros Urbanos será também uma grande oportunidade de atrair novos turistas à nossa região e cidade de Leiria”, assegurou.
Até domingo, o município de Leiria vai mostrar as suas principais potencialidades, no Pavilhão 2 da FIL, em Lisboa.