Última Hora
Pub

DGS altera estratégia de vacinação contra meningite com investimento de 2 milhões

Vacina MenC foi substituída pela vacina MenACWY, indica a Direção-Geral da Saúde

A DGS alterou a estratégia de vacinação contra a meningite para proteger as crianças contra mais serotipos da doença invasiva meningocócica, representando um investimento adicional do quase dois milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Na norma relativa à alteração da estratégia de vacinação contra a doença invasiva meningocócica no Programa Nacional de Vacinação, publicada no ‘site’ da DGS, a Direção-Geral da Saúde afirma que a vacina MenC foi substituída pela vacina MenACWY.

Numa nota enviada hoje à agência Lusa, o Ministério da Saúde refere que esta foi "uma proposta da DGS que o Governo viabilizou e que significa um investimento adicional de aproximadamente dois milhões de euros para proteger as crianças contra mais serotipos da doença invasiva meningocócica”, sublinha o ministério.

Adianta que está previsto que a nova estratégia de vacinação se inicie em abril.

Segundo a DGS, o objetivo desta mudança é “manter a tendência decrescente da incidência de casos de doença invasiva meningocócica (DIM), alargando a proteção contra a doença causada pelos serogrupos A, W e Y”.

“Diminuir a morbilidade e mortalidade associadas à infeção por Neisseria meningitidis em Portugal; contribuir para a equidade no acesso à vacinação para os serogrupos abrangidos pela vacina” são outros objetivos da nova estratégia de vacinação.

O esquema vacinal estabelece a introdução da vacina MenACWY no esquema geral recomendado do Programa Nacional de Vacinação aos 12 meses de idade, em substituição da vacina MenC; e a manutenção da vacina MenB aos 2, 4 e um ano.

Mantém-se a vacinação de grupos de risco já estabelecida no PNV , independentemente do grupo etário, para a proteção dos mais vulneráveis.

As unidades de saúde procedem à organização da sessão vacinal, agendamento (através dos meios informáticos disponibilizados para o efeito) e convocatória, de forma semelhante aos procedimentos anteriormente adotados para a vacinação com MenC.

Março 17, 2025 . 17:55

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right