Última Hora
Pub

“Temos uma enorme margem de crescimento” no turismo

A vereadora com os pelouros do Turismo e da Economia, Catarina Louro, revelou que os objetivos da participação de Leiria na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market enquanto município convidado, foram alcançados, tendo reforçado a sua notoriedade e captado a atenção de investidores.

Que balanço faz da presença de Leiria na BTL deste ano?

Estou muito feliz. Acho que ultrapassámos todos os nossos objetivos.
Conseguimos aqui consolidar a notoriedade e a marca de Leiria.
De facto, somos um destino turístico, temos uma enorme potencialidade.
Temos agora que atrair as infraestruturas que necessitamos, mas fomos muito procurados. A campanha do ‘#Leiria Não Existe Sem Ti’ tem sido consensual e viral até nas redes sociais.
Toda a gente gostou muito e já gostava, já conhecia Leiria pelo ‘#Leiria Não Existe’ e esta transformação acabou por ser muito apelativa.
Temos tido o nosso stand muito cheio e tem sido com grande orgulho que temos transmitido as nossas potencialidades e as nossas ofertas.

Quase a terminar a BTL, consegue dizer se os objetivos foram alcançados?

Foram alcançados. Nós tivemos não só visitantes, como investidores. Nós estamos aqui, não só efetivamente para mostrarmos o que temos para oferecer na área da gastronomia, do património, do desporto, da economia, dos grandes eventos e especialmente para captar investidores. Precisamos muito de crescer nesta área do setor do turismo e achamos que realmente dentro desta convivencialidade tivemos vários investidores a procurarem-nos e a quererem conhecer melhor Leiria e nos próximos tempos teremos reuniões de trabalho e esperemos que consigamos atingir esses objetivos.

A nova campanha ‘#Leiria Não Existe Sem Ti’ teve a receção esperada por parte dos visitantes?

Nós estávamos com uma grande expectativa sobre o ‘#Leiria Não Existe Sem Ti’, porque foram dois anos do ‘#Leiria Não Existe’. Na altura foi, de facto, uma decisão muito ousada, mas realmente nós achámos que tínhamos que nos apropriar do mito para ele não tomar o rumo de quem o relembrou, mas tomar o rumo que Leiria queria e foi a melhor decisão que tomámos. Ao fim destes dois anos era o momento certo para transformarmos a campanha.
O ‘Sem Ti’ mostra mesmo que queremos contar com toda a gente, mostra esta ligação emocional que nós temos com Leiria. Tivemos no palco muitas pessoas originárias de Leiria que já não vivem em Leiria por razões profissionais, mas todas elas têm uma ligação e o ‘#Leiria Não Existe em Ti’ é o mote exemplificativo desta relação que nós temos sempre com o nosso concelho.

O que é que os visitantes e operadores turísticos mais procuraram saber sobre Leiria?

Tem sido curioso, porque claro que a cultura é sempre um tema muito importante, mas eu gostaria de destacar a gastronomia. Tem sido incrível a curiosidade sobre o leitão da Boa Vista, sobre a morcela de arroz, até a brisa do lis e os próprios vinhos.
Tem sido realmente incrível e nós sabemos que temos um setor da área da restauração muito bom e uma oferta de grande qualidade. Tem sido muito interessante terem procurado isso. Eu penso que o setor do turismo, dentro da área gastronómica, é um setor com uma enorme potencialidade para Leiria. Temos muito a oferecer e distingue-nos de todos os outros territórios.

Alguma das iniciativas teve um impacto especialmente positivo?

Eu penso que foi de facto a gastronomia, porque nós temos aqui no nosso stand sempre a gastronomia ‘on’, sendo que em alguns momentos ao longo do dia trazemos restaurantes do nosso concelho e damos palco. Já passaram por aqui vários restaurantes. Tem sido muito relevante.
As pessoas procuram saber quem está e acho que a gastronomia pode ser uma grande embaixadora da área turística e, por isso, agora temos que trabalhar nas infraestruturas de apoio para que isso seja uma realidade muito em breve.

A presença na BTL já trouxe resultados concretos, como novas parcerias ou contactos importantes para o desenvolvimento do turismo no concelho?

Sim. Nós tivemos aqui várias reuniões muito relevantes.
Achamos que nos próximos tempos vamos ter reuniões de trabalho muito significativas para o futuro de Leiria.
Nós sabemos que dentro da área do turismo temos uma enorme margem de crescimento. Estamos muito focados em conseguir crescer. Temos muitos operadores económicos realmente muito bons e de qualidade. Precisamos de completar a oferta do turismo para sermos um destino turístico incontornável e com esses futuros parceiros com os operadores que nos procuraram temos a certeza absoluta que vamos conseguir executar essa estratégia.

Precisamos de completar a oferta do turismo para sermos um destino turístico incontornável

Pode revelar alguma coisa em primeira mão?

O que posso revelar é o que foi revelado ontem [quinta-feira]. Foi com grande orgulho que tivemos aqui o José Frazão a apresentar o seu projeto de hotel de cinco estrelas, o hotel Lis Garden, Já é o primeiro grande passo desta estratégia que nós queremos e, portanto, acho que foi incrível o que nós vimos aqui.
Desejamos todos muito que seja concretizado rapidamente, porque efetivamente nós temos já os turistas, mas queremos retê-los em Leiria e portanto, quanto mais ofertas tivermos, melhor será para todos os setores.

Que desafios ainda se colocam para afirmar Leiria como um destino turístico de referência?

Nós precisamos muito dos serviços de apoio. Dos guias turísticos, dos produtos organizados, das rotas organizadas, da ligação ao aeroporto. Precisamos muito disso. São alguns serviços que estão a ser recorrentemente solicitados à Câmara Municipal [de Leiria] que não tem essa missão, nem esse espírito.
Neste momento não somos nós que temos de fazê-lo, é mesmo o mercado e eu espero que seja muito rápido o surgimento destes serviços que eu tenho a certeza absoluta que vão ser peças essenciais para conseguirmos que os turistas passem mais tempo na nossa cidade, mas também no nosso concelho.

Após esta participação, quais são os próximos passos para continuar a promover o turismo em Leiria?

Nós temos feito este trabalho na área turística há cerca de dois anos. Temos procurado operadores que serão importantes nesta estratégia de atração de turistas, porque para nós são muito importantes os serviços, as respostas e as infraestruturas que temos no concelho.
Cada vez mais os turistas, especialmente os estrangeiros, procuram estas infraestruturas de elevada qualidade, portanto, há dois anos que trabalhamos nesta matéria.
A partir de agora vamos continuar a fazer isto, só que de uma forma muito mais legitimada, com a notoriedade que ganhámos na BTL. Penso que dentro deste setor do turismo, junto dos profissionais, dos investidores e das marcas, conseguimos mostrar que Leiria existe e que precisamos deles acima de tudo

Março 17, 2025 . 18:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right