Última Hora

O vício das eleições que lavam mais branco

Março 18, 2025 . 13:30
Opinião: "Os fazedores da nossa Constituição tiveram a sabedoria de dar a um só homem o poder de corrigir, ou apenas denunciar, os grandes erros da governação, como é caso da presente ida a eleições. Infelizmente, o escolhido Presidente da República não possui também as condições mínimas de experiência e de sabedoria para evitar este erro desnecessário de mais um acto eleitoral”.

A marcação de novas eleições, pela terceira vez em quatro anos, é a demostração plena da irracionalidade do nosso sistema político, mas também a verificação de que a desqualificação da classe política é uma realidade crescente ao longo do meio século de democracia.

A causa desta crescente desqualificação dos dirigentes políticos, como tenho denunciado, resulta de na sua origem a escolha dos deputados ser feita pelas hierarquias partidárias, em grande parte pelos chefes partidários, por razões de fidelidade há manutenção do chefe no poder, através de escolhas feitas à sua semelhança. Ou seja, a cada ciclo político os novos escolhidos são menos sérios, menos competentes e menos qualificados do que os anteriores, isto é, as decisões que resultam dos deputados na Assembleia da República e dos governos são cada vez piores e mais desligadas da realidade e das necessidades nacionais. Razão por que na generalidade dos países europeus a escolha é feita pelos cidadãos eleitores. Por exemplo: na Irlanda cada grupo de deputados de cada distrito é proposto pelo partido, mas os eleitores escolhem a ordenam os nomes em quem votam, certamente de acordo com a qualidade que distinguem em cada candidato. Melhor, quando um eleito anteriormente não se comporta de acordo com as promessas feitas, ou com a ideia que se tenha dele, é colocado pelos eleitores no fim da lista, isto é, não é eleito no próximo escrutínio.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Março 18, 2025 . 13:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right