
Turismo Industrial é “recurso cada vez mais produto turístico”
O Turismo Industrial é “recurso cada vez mais produto turístico”, afirmou Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP).
O legado histórico e patrimonial relacionado com a indústria está patente em coleções de tecidos, cerâmica e vidro, produtos incontornáveis e verdadeiras fontes de inspiração. Desde o vidro à cerâmica, à indústria dos lanifícios, à metalomecânica, aos plásticos, ao setor agroalimentar, à indústria das duas rodas, às cervejeiras artesanais, à extração mineral, às rochas ornamentais, à produção manual de pranchas de surf, entre outras.
E foi, precisamente, por todas estas razões que o Centro de Portugal decidiu apostar numa oferta turística diversificada e diferenciadora no que respeita ao produto Turismo Industrial.
A adesão de novos parceiros e a apresentação do Roteiro deste segmento foi um dos momentos marcantes do stand da TCP ao longo do dia de ontem.
“Desde o início que estamos de braços dados com a Turismo de Portugal a apostar neste recurso que está, cada vez mais, a ganhar adeptos”, destacou a responsável. “Hoje [sexta-feira] 10 novos parceiros passam a integrar esta rede que nos vai permitir focar numa fase mais de negócio”, referiu a vice-presidente da TCP.
As atividades são dirigidas a todos, incluindo famílias que poderão usufruir de experiências autênticas e originais de Turismo Industrial.
Esta iniciativa pretende ser um momento privilegiado de contacto com os produtos e processos produtivos, distintos na tradição e na modernidade e contribuir para a diversificação da oferta dos territórios e estimular a atividade turística em todo o país.
Para finalizar, foi apresentado o Roteiro do Turismo Industrial, documento que possui todas as informações sobre este segmento.