
Identificado por pesca ilegal em Óbidos
Um homem de 37 anos foi identificado pela GNR por pesca ilegal no concelho de Óbidos.
Em comunicado, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa que a identificação ocorreu no passado dia 14, no âmbito de uma ação de fiscalização na foz do Rio Arnóia. Os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente detetaram um indivíduo a recolher quatro redes de emalhar com pescado no seu interior, sem possuir a necessária licença de pesca profissional em águas marítimas.
No seguimento da ação, foi levantado um auto de contraordenação, tendo o respetivo processo sido remetido à entidade administrativa competente, o Destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa da GNR. A infração em causa é punível com uma coima que pode atingir o montante máximo de 50.000 euros, recorda a GNR em comunicado, esclarecendo que desta ação resultou a apreensão de diverso material, nomeadamente 70 quilos de pescado, incluindo tainhas, robalos e caranguejos vivos; quatro redes de pesca; dois baldes de plástico, e dois sacos de ráfia.
Os exemplares capturados foram restituídos ao seu habitat natural e os equipamentos de pesca apreendidos foram devidamente destruídos.
Na nota informativa, a GNR faz saber que mantém como “preocupação diária” a proteção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afetem. Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.