
Mau tempo: Resolvidos danos nas estruturas da prova mundial de surf em Peniche
Várias estruturas da prova do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) na praia de Supertubos, em Peniche, sofreram danos com o mau tempo, mas a situação já foi resolvida, revelou hoje a organização.
"Tivemos danos estruturais, nomeadamente nalguns pórticos na entrada do campeonato, na sinalização de áreas como o parque de estacionamento dos atletas, nas tendas que fazem a zona 'corporate' e a zona de atletas, nalguns contentores que usamos como estúdios de televisão ou para armazenamento, e noutras estruturas, como torres de câmaras", disse à Lusa Frederico Teixeira, gestor de eventos para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) da WSL.
O Meo Rip Curl Pro cumpre hoje o segundo dia consecutivo de espera devido à depressão Martinho, e a organização já decidiu que na sexta-feira também não vai haver competição, atendendo às condições atmosféricas adversas e à agitação marítima, com o vento forte a ser o principal responsável pelos estragos registados durante a noite no local onde decorre a prova.
"Os pilares das tendas partiram, mas tivemos sorte porque o nosso fornecedor de estruturas tem outros eventos em Lisboa que ia começar a montar, mas que não pôde começar a montar por causa do mau tempo. Este fornecedor é do norte, e o que fez foi trazer material e recursos humanos de Lisboa para vir arranjar os nossos danos. E depois vai repor esse material nos outros eventos", sublinhou Frederico Teixeira.
Segundo o responsável, depois de terem sido arranjadas as estruturas durante o dia de hoje, na sexta-feira vão ser feitos os trabalhos de limpeza, de forma a estar tudo pronto para acolher a prova quando a competição for retomada na Praia de Supertubos.
"Foi uma noite dura para toda a equipa. Ninguém dormiu. Mas já passou. As boas notícias são que os danos estruturais que punham em causa o normal funcionamento do evento já foram resolvidos e, portanto, estamos prontos para recomeçar o evento", destacou Frederico Teixeira.
Quando o campeonato for retomado faltam disputar os oitavos de final do quadro masculino e as 'meias' da competição feminina, que já não contam com os convidados portugueses Frederico Morais e Yolanda Hopkins, entretanto eliminados.
O período de espera da prova de elite em Portugal, terceira etapa do circuito mundial, estende-se até terça-feira.
A passagem da depressão Martinho em Portugal continental, com vento, chuva e agitação marítima, provocou um total de 5.800 ocorrências entre as 00:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje.
A forte ondulação obrigou ao fecho de 18 barras marítimas, a maioria no norte e sul de Portugal continental, segundo a Marinha.
Os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria estão desde as 06:00 de quarta-feira sob aviso meteorológico amarelo devido à chuva forte, que depois aumentou para laranja e se estendeu a Faro e Beja.
Além da chuva, a depressão Martinho inclui vento e ondulação forte até quinta-feira, sobretudo nas regiões Centro e Sul de Portugal continental.