
Cistermúsica com concertos de apresentação em Lisboa e Alcobaça
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça vai ter, pela primeira vez na sua história, dois concertos de apresentação, a realizar este mês, um dos quais amanhã, em Lisboa.
O Festival de Música de Alcobaça vai decorrer neste concelho do distrito de Leiria entre 27 de junho e 02 de agosto e, “pela primeira vez na sua história, terá dois concertos de apresentação”, divulgou hoje a organização do Cistermúsica, a Banda de Alcobaça Associação de Artes (ABA).
O primeiro concerto de apresentação terá lugar amanhã, em Lisboa, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com a Orquestra Real Câmara e o Officium Ensemble.
No espetáculo, o público terá oportunidade de assistir à estreia moderna de “In Parasceve – Responsórios de Sexta-Feira Santa”, de José Joaquim dos Santos (1747–1801).
O concerto servirá também de lançamento do novo disco desta formação, enquadrado num projeto de recuperação e gravação da obra do compositor.
O segundo concerto de lançamento do festival terá lugar no dia 30, na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça, onde o público será convidado a ouvir Os Músicos do Tejo interpretar “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi.
“Nesta interpretação, os poemas serão ouvidos em tradução portuguesa e, de forma original, o concerto terá não um, mas vários solistas a recriar os diferentes andamentos”, divulgou a ABA.
O festival cumpre este ano a sua 33.ª edição, com uma programação de mais de meia centena de concertos sob o tema “Variações, Impressões e Ilusões”.
A programação de 2025 vai assinalar “as incontornáveis efemérides musicais do ano, que atravessam séculos de história e uma grande diversidade de estilos”, revelou a ABA.
Do Renascimento o programa focará a celebração dos 500 anos de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525–1594), do Modernismo os 50 anos da morte de Dmitri Shostakovich (1906–1975), e do Impressionismo os 150 anos do nascimento de Maurice Ravel (1875–1937).
A programação do festival foi desenhada por uma comissão artística composta pelos músicos e pedagogos António José Morais e Dalila Vicente, e pelo diretor-geral, José Rafael Rodrigues.
O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça é organizado pela ABA e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e a parceria institucional do Município de Alcobaça e do Mosteiro de Alcobaça.