Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Empreitada para residência de estudantes orçada em quase 2 milhões

De acordo com o concurso público, a obra, com preço base sem IVA de 1.958.053,48 euros, tem um prazo de execução de 270 dias.

A empreitada para a construção em Pombal de uma residência de estudantes do Instituto Politécnico de Leiria está orçada em quase dois milhões de euros (ME), segundo o concurso ontem publicado em Diário da República.
De acordo com o concurso público, a obra, com preço base sem IVA de 1.958.053,48 euros, tem um prazo de execução de 270 dias.
À agência Lusa, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, afirmou que a futura residência, um edifício novo no centro histórico de Pombal, vai ter 42 camas.
O investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
“É financiado, mas, à semelhança de outros, infelizmente, o financiamento não chega e, portanto, terá de haver a disponibilização de fundos próprios, também com a colaboração da autarquia”, explicou Carlos Rabadão.
O presidente do Politécnico referiu que, face ao estado do mercado, com muitas obras, “os preços são mais elevados”.
“Teremos de reforçar, com cerca de 600 mil euros, além do valor financiado [na ordem de 1,3 ME]”, declarou.
Em julho de 2022, o município anunciou que a candidatura para a construção de um novo edifício destinado a alojamento para estudantes do ensino superior em Pombal tinha sido selecionada para financiamento.
“A candidatura foi apresentada pelo Politécnico de Leiria, em consórcio com o município de Pombal, e prevê edificar um imóvel com capacidade máxima de 42 camas, na Rua João de Barros – Quintal do Lopes, no centro da cidade, propriedade do município”, adiantou na ocasião a Câmara.
Então, a autarquia liderada por Pedro Pimpão realçou que “a abertura do Núcleo de Formação do Politécnico de Leiria em Pombal veio criar novas necessidades, nomeadamente em termos de oferta de alojamento”, sendo que o investimento quer suprir “a necessidade sentida na disponibilização de alojamento para estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras”.
O presidente do Politécnico esclareceu que o lançamento do concurso estava pendente devido à necessidade de “autorizações das Infraestruturas de Portugal e do IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] pela proximidade que tem à Linha [ferroviária] do Norte”.
“Depois de muita insistência, e também da intervenção do presidente da Câmara de Pombal, conseguiu-se desbloquear esta situação”, disse Carlos Rabadão, adiantando que a expectativa é que obra “comece ainda no mês de julho”, para estar pronta no final de março de 2026.
Salientando que este investimento “está dentro da estratégia do Politécnico, e também do país, em criar mais camas” para alunos, pois o número é largamente insuficiente para os deslocados, este responsável admitiu que, “face aos preços atuais do alojamento, ter mais camas, de alguma forma, garante uma maior atratividade” do Instituto por alunos do ensino superior que precisam de soluções para se alojar.
Ainda relativamente a Pombal, acrescentou que o Politécnico procura, “juntamente com a autarquia, uma solução para substituir os contentores”, junto ao Itinerário Complementar 2, onde hoje são dadas as aulas dos cursos técnicos superiores profissionais, além de uma solução para desenvolver a formação superior na cidade, o que está em discussão interna no Instituto.
A Câmara de Pombal lançou, no final de 2024, o concurso para a elaboração do projeto e execução do polo de inovação e conhecimento cujo objetivo passa por albergar o atual Núcleo de Formação, assim como uma futura escola do Politécnico de Leiria no concelho.
O Politécnico de Leiria tem cinco escolas superiores (três em Leiria, uma nas Caldas da Rainha e outra em Peniche), além de núcleos de formação e unidades de investigação. No total, está presente em oito cidades da região de Leiria e do Oeste.
A cidade de Pombal tem já uma residência de estudantes, com oito camas distribuídas por dois apartamentos, destinadas a alunos do ensino secundário, perto da qual ficará o futuro alojamento.

Março 21, 2025 . 10:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right