Última Hora
Leria Pub Banner Novo
Bocelli Pub
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Leiria celebra Semana da Leitura com 250 atividades sob o lema da diversidade

Em destaque no conjunto de atividades previstas para esta edição estão as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões

A 18.ª edição da Semana da Leitura de Leiria vai decorrer entre 31 de março e 4 de abril, com um total de mais de 250 atividades desenvolvidas sob o mote ‘Todos diferentes, todos leitores’ e tendo como pano de fundo as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

“O tema [da Semana da Leitura] celebra a diversidade, a inclusão, a diversidade de leitura e de leitores, de literatura, de culturas, de pensamento e de olhares numa diversidade que nos enriquece”, explicou a coordenadora interconcelhia da Rede das Bibliotecas Escolares, Lucília Santos, na apresentação do evento que decorreu esta quarta-feira, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

Para a responsável, a diversidade “também se aplica à programação”, já que nela a organização procurou “abordar a leitura nas suas múltiplas facetas”, incluindo encontros com escritores, sessões de leitura, representações teatrais, exposições temáticas, concursos de escrita criativa, “leituras programadas”, “leituras surpresa” e “leituras de assalto”, onde também há espaço para a escrita, num “cruzamento com outras artes” como a dança, a música e expressões plásticas.

Também a vereadora da Educação e da Cultura da Câmara de Leiria destacou as mais de 250 atividades previstas e que vão acontecer “por todo o lado”. “Vai começar no coração da escola, que é a sala de aula, passando pelos corredores, pelo espaço público, na relação da escola com as famílias, na relação das escolas com as instituições, nomeadamente os lares”, sublinhou Anabela Graça, enaltecendo ainda a “forte ligação da escola com a comunidade” que se faz sentir através da leitura e dos livros.

Para a vereadora, o objetivo da Semana de Leitura de Leiria continua a passar pela celebração da “liberdade de pensamento” e da “pluralidade de vozes” dos autores que levam até ao leitores a “sua riqueza e diversidade”.

“Acreditamos muito que a leitura promove inclusão, que é sinónimo de pertença, um alicerce para uma sociedade que queremos ainda mais crítica e mais humana”, resumiu.

Em destaque no conjunto de atividades previstas para esta edição estão as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, sendo “o ponto alto” dia 3 de abril, com teatro, poesia, música e uma ação de rua na Praça Rodrigues Lobo e no Jardim Luís de Camões, com a participação ativa de alunos da EB 2,3 José Saraiva. “É uma semana que vai trazer muito Camões para a praça pública. Será um grande momento desta Semana”, ressalvou Anabela Graça, destacando ainda os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco e a evocação dos 700 anos da morte de D. Dinis.

Também os 100 anos de Mário Soares serão lembrados, em propostas que realçam “os valores da democracia e da liberdade e o papel que teve em Portugal”, explorando a relação com a freguesia das Cortes, onde o antigo presidente da República tinha raízes familiares.

Já o presidente da Mesa da Assembleia Geral de Parceiros da Rede de Bibliotecas de Leiria, Jorge Dias, assumiu que a temática da diversidade na Semana da Leitura é “muito oportuna” e “atual”, tendo em conta a realidade vivida nas escolas e “na importância que a leitura e os livros têm naquilo que é a inclusão e o envolvimento de alunos e famílias provenientes de outros países”, sublinhando ainda que as atividades previstas “vão desde o pré-escolar até ao ensino superior”.

O diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Politécnico de Leiria (IPL), Romain Gillain, levantou o véu sobre algumas das iniciativas que envolverão a instituição de ensino superior, destacando as “aulas de literatura portuguesa para alunos estrangeiros”, para além da participação de alunos chineses “através de leituras de literatura infantil chinesa que serão traduzidas simultaneamente”.

Março 26, 2025 . 18:33

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right